
Foi aos pés do Morro Ferrabraz, onde hoje fica a cidade gaúcha de Sapiranga, no Vale Germânico, que um fato trágico ocorrido há quase um século e meio atrás, deixou marcas profundas na região. O grupo chamado de Mucker causou a revolta da população local, e a intolerância aumentou a ponto de um grande conflito com mortes ter ocorrido ali, onde até mesmo o exército do Império do Brasil teve parte…
A liberdade de culto havia sido garantida por Dona Leopoldina, em um encontro na corte do Rio de Janeiro quando os primeiros colonizadores germânicos chegaram ao Brasil, antes mesmo de eles aportarem nas margens do Rio dos Sinos em 1824. Entre eles estava Libório Mentz, que havia sido perseguido em território europeu, por ter criado um grupo religioso chamado os pietistas… Por isso ele teria feito esta pergunta para a imperatriz da sua nova pátria… Coincidência ou não, menos de meio século depois, sua neta então casada com o médico prático João Jorge Maurer, também começa de certa forma a criar outro grupo para elevar o seu espírito a Deus…
Vindos de Estância Velha, o casal se estabelece aos pés do Ferrabraz, para curar colonos alemães até então desassistidos. Ele com seus remédios, e sua esposa, Jacobia Mentz Maurer com a leitura e interpretação da Bíblia, fazendo uso muitas vezes de dramática interpretação… Cativados por seu carisma e seus transes, que julgavam serem intervenções divinas, mais colonos passaram a seguir o casal, se estabelecendo no seu entorno.
O sinal de alerta é então soado e as igrejas luterana e católica, deixam suas divergências de lado, para denunciar um suposto fanatismo e afastamento da comunidade por parte deles… A prisão de João Jorge, e a internação de Jacobina na Santa Casa de Porto Alegre, foram às soluções encontradas, mas temporárias… E o radicalismo e a intolerância só aumentaram a partir daí. O inspetor João Lehn, responsável por fiscalizar o cumprimento de restrições impostas aos muckers, sofre uma tentativa de assassinato em novembro de 1873, e manda prender 32 colonos seguidores dos Maurer. Um deles cuidava de um órfão, e perdeu a guarda desta criança, que depois foi assassinada. E a culpa recaiu sobre este antigo tutor…
Os conflitos aumentaram com incêndios de casas de ambos os lados da disputa, incluindo mais mortes. Até que em 28 de junho de 1874, tropas do exército lideradas por Genuíno Sampaio investiram contra o grupo do Ferrabraz para prender toda a sua liderança… Mas foram recebidos à bala e recuaram. Em 20 de julho voltam com reforços e efetuam mais prisões. A vingança veio com um contra-ataque que resultou na morte do Coronel Genuíno…
Com o novo comando de Santiago Dantas, é realizada então a investida final em 2 de agosto ocasionando a morte de Jacobina, seu filho mais moço que ainda amamentava, e seguidores mais próximos. Dizem que João Jorge teria fugido, e depois se suicidado… Apesar de seu corpo ter sido encontrado com as mãos amaradas…
O episódio não foi esquecido e é lembrado por meio de um roteiro turístico na cidade, mas a estátua de Sampaio perdeu a cabeça e em 2023, estava com um plástico preto sobre ela… Enquanto que do outro lado da cidade uma estátua de Jacobina lenda a bíblia, está intacta deste que ali foi colocada nos primeiros anos deste século…


Aos pés de um morro de onde se tem um vista ampla de toda a região, a história de intolerância religiosa, nos deixa lições. Que põe aqueles que andam por ali, que sobem ao morro ou mesmo se jogam lá de cima na prática do vôo livre, a pensar. E constatar que a intolerância, o ódio e a defesa intransigente de um conjunto de idéias e práticas, podem resultar em violência e até mesmo em trágicas mortes…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!









