Memórias Ferroviárias no Museu do Trem de São Leopoldo

Scroll down to content

Os antigos trens são assunto recorrente por aqui, e sempre atrai uma legião de apaixonados do tema, além daqueles que viveram sua época de ouro… As viagens, as estações e os objetos que fazem parte deste incrível universo, podem ser apreciados em um verdadeiro sítio histórico, onde está incluído o interessante e relevante Museu do Trem. Localizado no centro da cidade gaúcha de São Leopoldo, o lugar traz de volta não só a antiga estação erguida em 1874, mas também composições que percorriam os trilhos levando e trazendo, gentes, objetos e sonhos…

Foi através de uma companhia inglesa que os trilhos começaram a ligar Porto Alegre ao interior do Rio Grande do Sul, ainda no século XIX. E a estação de São Leopoldo foi uma das primeiras construções da linha com seus delicados detalhes em madeira, mas com revestimento de zinco. Isto para evitar flechas incendiárias indígenas…  Mas o que nos foi colocado nesta visita que fizemos, é que este desenho original, com o tempo sofreu modificações em suas características… Com o resgate do modelo inicial sendo executado, quando a estação passa a abrigar o Museu do Trem em 1976…

Essas informações e muito outras, obtivemos em agradável e instrutiva conversa que tivemos com Alice Bemvenutti, diretora do museu. A trajetória da instituição bem como das ferrovias gaúchas, foi comentada por quem vem pesquisando o assunto com dedicação. Também foi acrescentado que às vésperas de se completar um século e meio da antiga estação, sua revitalização já está encaminhada, para deixá-la como nova.

Isso fará com que seu belo acervo de objetos antigos relacionados aos trens, possa ser apreciado da melhor forma possível. Afinal, estão lá relógios e telefones das estações, maquetes de trens antigos e muito mais. Em outro prédio ao lado, de um antigo armazém, estão ainda uma coleção de fotos que mostra um pouco desta longa história, e bicicletas que andavam nos trilhos usadas inclusive para fiscalizar as linhas…

E outro grande atrativo do espaço são os vagões, carros de passageiro, e locomotivas, todos pertencentes a antigas composições. Em alguns deles se pode entrar e caminhar por ente bancos de primeira e segunda classe e mesas e cadeiras do vagão restaurante. Duas locomotivas, uma mais antiga e outra dos anos 1950, também enfeitam o pátio, estacionadas em cima dos trilhos…

O lugar ainda permite que se façam, mediante contato prévio com a equipe, pesquisas sobre todo este ambiente ferroviário. Em um rico acervo de documentos, que como bem disse Alice, não são somente aqueles de papel, mas também os objetos, os prédios, os veículos e as fotografias. Todos eles testemunhos de uma era que traz saudades àqueles que viajaram sentados em bancos às vezes de madeira dos carros de passageiro. Ao lado da janela, vendo passar as belas paisagens do sul no agradável balanço dos trens…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário