Cascata do Trovão e outras surpresas de Canudos do Vale

Scroll down to content

As montanhas que cercam Canudos do Vale no Vale do Taquari são rasgadas pelo Arroio Forquetinha que cruza a cidade e nos presenteia com a bela Cascata do Trovão. Esta não é a única da cidade, e há mais ainda a ser mostrado. Mas desta vez, nos dedicamos além da queda que conseguimos ir, a paisagens e recantos surpreendentes que se descortinaram em tarde de outono…

Chegar e sair, destas pequenas cidades é uma experiência a parte. E a ligação de Canudos do Vale com Forquetinha, vai oferecendo belas paisagens à medida que se vai aproximando da zona urbana, e ganhando um pouco de altitude. E é claro que o conjunto de uma igreja luterana com o cemitério, combina perfeitamente com a paisagem verde do vale. A comunidade de Baixo Canudos foi uma primeira parada 6 km antes de cidade.

É na zona urbana, porém que se pode apreciar mais de perto o arroio e atravessá-lo por uma ponte, para enxergar do outro lado a torre da igreja matriz por cima das árvores. Por ser cortada por este arroio e por um afluente seu, há quem chame o local de Veneza do Vale do Taquari…

Tínhamos a intenção de ir a duas cascatas, mas ficamos somente com uma, pelo avançado da hora. Até por que tivemos que parar em mais uma bela igreja, esta católica com linhas um tanto originais… Em Alta Forquetinha, o templo de 1932 fica perto da cascata e a 7 km do centro e além de bem conservado tem a companhia de um campanário e de mais um cemitério. E com direito, é claro a magnífica paisagem do entorno…

A Cascata do Trovão por fim, acabou sendo nosso último destino, de um dia em que também fomos à vizinha cidade de Forquetinha, mostrada em outros conteúdos. Uma trilha íngreme, mas curta, foi o desafio para se chegar a mais este espetáculo natural. O nome vem do fato de o barulho causado por ela lembrar um trovão. A pouca água de um ano de 2023 ainda muito seco, no entanto, impediu de se perceber este ruído… Mas a visão do filete de água escorrendo em meio a impressionantes paredões causa um sentimento de espanto positivo. E a surpresa desta vez, foi à presença de flores chamadas Saia Branca, a compor o cenário…

Faltaram outras cascatas é verdade, mas aproveitamos a volta para mais uma vez sermos presenteados, com belas paisagens de um vale que agora já estava mergulhando nas sombras do fim do dia. Em mais um momento especial em que acrescentamos novos recantos do sul, para a nossa coleção…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário