
Foi impactante e trágica, a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, causando inclusive mortes além de muita destruição e prejuízo. A natureza mostrou sua força, causando danos patrimoniais em diversas cidades gaúchas, e desalojando milhares de famílias. E uma rede de solidariedade imediatamente se iniciou para amenizar as perdas materiais…
Não podíamos ignorar este os impactos severos deste fenômeno natural, e tentamos de alguma forma ajudar… Em meio a compromissos familiares e a rotina de trazer regularmente novos conteúdos pra ti, mudamos nosso planejamento para estar em um lugar que costumamos valorizar por aqui. O Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti foi fortemente atingido pela cheia do Arroio Feitoria que passa por ali, e nos deslocamos para lá para ao menos confortar os que se dedicam com afinco a desenvolver este lugar.
Já falamos por aqui deste conjunto de antigas casas dos primeiros colonizadores germânicos da região, e desta vez fomos presenciar a reconstrução deste patrimônio, depois que as águas chegaram até quase o telhado das casas… Alguns objetos do Museu Cláudio Oscar Becker, foram perdidos e outros arrastados para longe, mas alguns já haviam sido limpos e recuperados por grupos de voluntários que já haviam passado por lá.



E com a concordância dos que conduzem todo este complexo, procuramos mostrar a situação do lugar para esclarecer as suas condições, e também voltar a divulgar os seus encantos a quem não o conhece. Para despertar a rede de solidariedade que temos certeza se forma a partir de agora, para contribuir na reestruturação deste lugar de valor inigualável… É claro que nas primeiras semanas não haverá a estrutura que existe normalmente para atender os visitantes, mas acreditamos que toda a região voltará a brilhar… E mais visitantes poderão ir a este lugar e consumir produtos de estabelecimentos comerciais que tiveram grandes perdas com a forte enxurrada…
O mais grave, no entanto foi às perdas de vida que ocorreram em algumas cidades como a vizinha, Lindolfo Collor onde cerca de 1.000 pessoas tiveram que sair de suas casas. Também houveram muitos desalojados que usufruíram do Ginásio Municipal de São Leopoldo, onde passamos na manhã deste dia 20 de junho, para levar uma doação de mantimentos. Depois de modestamente contribuir para os que perderam muito, pudemos conferir que o Rio dos Sinos ainda estava alto, e havia invadido prédios da Secretaria do Meio Ambiente e do Museu das Águas. Este último também já mostrado recentemente em outros conteúdos por aqui…


A natureza tem se mostrado mais impiedosa nos últimos anos, com a ocorrência mais freqüente de eventos extremos. E ela parece querer nos dar um recado de que precisamos cuidar dela. Valorizá-la, pois é com o que ela nos dá que construímos o patrimônio que temos… Por isso, além de nos impactarmos com a destruição e de ajudarmos os que precisam, precisamos mais do que nunca lutar para que nosso desenvolvimento ocorra de forma sustentável. Com muito respeito ao meio que nos cerca…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
