
Muitos passam apressados pela Rua 24 de Outubro e talvez tenham vontade ou curiosidade para parar e apreciar os belas jardins e o prédio centenário do lugar conhecido com Hidráulica do Moinhos de Vento. E muitos outros fazem isso, neste incrível espaço de lazer no coração da capital gaúcha, onde também se trata e distribui água para parte da cidade de Porto Alegre.
Recém revitalizados novamente os prédios forma erguidos em 1927 pela Ulen and Company, empresa norte americana que adquiriu a Companhia Hydraulica Guaybense. Esta já em 1904 captava água do Lago Gauíba para distribuir a uma então pequena cidade que não parava de crescer… O prédio principal abriga além de escritórios, um conjunto de filtros, uma das últimas etapas do tratamento, e a torre que se vê logo na entrada, era até 1969 um reservatório de água…





Mas são seus belos jardins inspirados no Palácio de Versailles na França, que convidam a momentos de descanso e lazer emoldurados por um patrimônio histórico riquíssimo. Em meio ao verde de seus gramados, há simpáticos e históricos bancos de concreto e madeira que fizeram parte do antigo Auditória Araújo Viana, situado até 1958 onde hoje é a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Uma pracinha infantil e uma galeria de arte completam as atrações do lugar que possui algumas regras de convivência, proibindo animais e bicicletas, por exemplo…











E um de seus recantos emblemáticos é onde fica o chafariz dos Afluentes do Guaíba, que está ali desde 2014, mas possui uma longa trajetória que começa com sua instalação na Praça da Matriz m 1866. Lá ficou até ser substituído e esquecido em um depósito, a partir de 1907, quando no lugar passa a ser erguido o monumento a Júlio de Castilhos… Com notícia de que um marmorista pretendia aproveitar seu mármore para outros usos, uma campanha do jornal Correio do Povo exigiu a sua preservação. E as quatro estátuas que representam os Rios Sinos e Caí, com Ninfas e Gravataí e Jacuí, com Netunos foram parar em cascatinhas da Praça Dom Sebastião, nas proximidades do Colégio Rosário. Já nessa época, estava “sumida” a figura central de um menino que representaria o Lago Guaíba…







A trajetória seguiu com mais desafios, pois em 1983 se opta por retirá-las da praça pelo vandalismo que vinham sofrendo e desta vez uma vereadora se mobiliza e elas voltam à mesma praça em disposição diferente, incluindo uma grade de proteção a partir de 1996. Novos atos de vandalismo e uma nova mobilização fizeram com que finalmente elas chegassem ao local atual, um espaço cercado e mantido pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). E também neste novo século foi tornado público que a estátua que representaria o Lago Guaíba está bem cuidada, em mãos de particulares…




Um lugar como este, que além de lazer presta um serviço essencial, merece a valorização e o carinho de toda a comunidade. E isso vem acontecendo com uma freqüência cada vez maior, incluindo os que gostam deste belo ambiente para a produção de imagens. Mas muito mais do que charmosos cenários, o lugar possui, por sua trajetória e utilidade, um valor inestimável… Não só para os moradores de Porto Alegre, mas também por aqueles que visitam nossa bela cidade…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
