
Dispensa maiores apresentações todo o ambiente que cerca o grande centro turístico do coração da Serra Gaúcha que é Gramado. Muitos conhecem as paisagens do Lago Negro, ou passearam por um mais central chamado Joaquina Rita Bier… Mas as histórias destes lugares são tão interessantes quanto são belos os detalhes do seu entorno.

Quem chega à cidade pelo Vale do Paranhana inevitavelmente passa em frente ao Lago Joaquina Rita Bier sem saber quem foi esta mulher que nasceu com o sobrenome Von Schlabrendorff. Família com traços de nobreza objeto de pesquisa de Cássia Von Schlabrendorff Mancuso, que junto com Beatriz Regina Alvares contribuiu com informações para este nosso conteúdo. Quinta filha de imigrantes germânicos e única já nascida no Brasil em 1828, Joaquina se casa aos 19 anos com um rico comerciante de São Leopoldo de nome Heinrich Pedro Rothfuchs Bier. Mãe de 11 filhos, ela também foi atuante nos negócios da família tendo subido a serra no lombo de um cavalo em 1872 para adquirir terras em um lugar que já imaginava que as pessoas gostariam de morar e passear…
E após seu falecimento em 1916 se começa a lançar um loteamento nestas terras que dará origem ao Bairro Planalto. A idéia de se fazer um lago para enriquecer este empreendimento surge em 1937, pelo novo administrador do negócio, Leopoldo Rosenfeld. A homenagem não podia ser outra se não dar o nome dela ao lago, construído com pás e picaretas…




E é também de Leopoldo Rosenfeld a idéia da construção de outro lago da cidade, este sempre bastante visitado por turistas… Ele surge, aproveitando-se uma vertente descoberta quando da abertura de uma vala por moradores, na desesperada tentativa de se conter um grande incêndio florestal na região em 1942… O barramento desta água é realizado e o lago surge em 1953, sendo que para completar o paisagismo do entorno, são trazidas árvores da Floresta Negra na Alemanha. É partir daí que surge então, o nome do famoso Lago Negro.
Com o passar dos anos e o crescimento do turismo na região, mais e mais freqüentadores passaram a desfrutar do lugar que conta com belos pedalinhos em forma de cisnes e barcos piratas. Neste agradável exercício, ou em caminhada em um passeio no seu entorno é possível perceber também a presença das azaléias na primavera e das hortênsias no verão. Além é claro das Araucárias, árvore típica da Serra Gaúcha que já esteve ameaçada de extinção e que junto com outras originárias da América e as exportadas da Europa, formam um magnífico cenário.








Os gratuitos passeios por estes dois lugares incríveis, não podem deixar de serem apreciados pelos numerosos grupos de turistas que visitam Gramado. Andar no seu entorno é uma experiência contemplativa essencial para sentir de forma intensa o clima da serra. Mas muito mais do que isso é uma oportunidade de conhecer um pouco mais das origens deste lugar fantástico, emblemático e turisticamente relevante que é Gramado…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
