
Pelo Rio Caí, um dos principais do Rio Grande do Sul, vieram durante décadas, produtos, gentes e sonhos. Muitos deles aportando em Montenegro, que sempre teve uma relação intensa com suas águas e enchentes. E que viu a partir das margens deste grande curso d’água se desenvolver uma sociedade plural, com seus desafios e mudanças de rumo ao longo dos anos…
E foi depois que muitos imigrantes germânicos chegaram para ocupar terras loteadas por luso-brasileiros, que se constrói um cais em 1904 para dar conta do intenso tráfego por esta verdadeira estrada aquática. Que começava a receber também imigrantes italianos e de outras etnias que, em boa parte, seguiam em frente para subir a serra em território já ocupado por indígenas… A chegada de trens e carros que precisavam de estradas de ferro e de asfalto fez o lugar mudar sua história, e hoje é um ponto de encontro dos que caminham, pescam ou atracam os poucos barcos que ainda restam… Um lugar de bela paisagem, mas muito castigado por enchentes ao longo dos anos, como a que ocorreu no último junho de 2023, quando as águas subiram e invadiram as casas…



E foi a produção local de energia elétrica da cidade que também deixou marcas profundas nesta paisagem, com o funcionamento da Usina Maurício Cardoso que consumia gás oriundo da queima de carvão e lenha, entre 1938 e 1955. Projetada por um engenheiro alemão de nome Eugen Thudium, o imponente prédio, com sua alta caixa d’água, abastecia também a cidade de São Sebastião do Caí. Mas as modernas linhas de transmissão chegaram, e o prédio ficou abandonado por um tempo até ser revitalizado e ser ocupado pela Câmara de Vereadores.

E é do lado deste prédio do século XX, que sai uma rua transversal ao rio que chega até aos fundos da Igreja São João… Isto a partir de 1965, quando ela foi construída para substituir a antiga de 1871 que ficava na sua frente a olhar as águas de um ponto alto… Hoje no lugar do templo demolido, três anos depois que o novo ficou pronto, há uma praça, que antes existia onde foi construída a nova igreja… Tudo isso bem perto do Morro São João que se destaca na paisagem e se enxerga também da beira do rio…


Nas linhas modernas da igreja católica estão, no entanto, belos vitrais que parecem pertencer a uma construção mais antiga por seu estilo clássico. Eles são muitos e de rara beleza, e o piso do lugar permite um interessante efeito com o reflexo dos mesmos… Também a igreja Luterana possui linhas modernas, e esta igualmente substituiu a antiga que no mesmo lugar foi consumida por um incêndio… Mas nem tudo foi substituído na cidade e o clássico e imponente prédio da prefeitura, chamado de Palácio Rio Branco se destaca na paisagem e também mereceu nossa atenção em dia de pouco sol…






Claro que há mais nesta cidade e a centenária estação de trem, a quem dedicaremos outro conteúdo, é um destes lugares recheados de histórias que certamente enriquecem a experiência dos que por ali passam. Que podem entender um pouco da história da cidade e de toda a região, observando o dinamismo da circulação dos que buscavam sonhos. Mas que também tomaram decisões que mudaram rumos, deixando ou não um legado para as futuras gerações…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
