
Uma centenária casa de madeira no centro da agitada Gramado, totalmente revitalizada, acaba de se tornar um importante lugar para se conhecer as origens deste grande centro turístico da Serra Gaúcha. E nada mais emblemático do que escolher o lugar onde morou por quase 20 anos, o Major José Nicoletti Filho considerado o fundador da cidade.
E há muito mais para se conhecer no lugar, que recebe os visitantes contando sobre o ambiente natural da região, se destacando os pinhões que caem da Araucária. Árvore simbólica das serras do sul do Brasil. Também estão por ali, ao lado de animais empalhados, ferramentas e histórias dos povos originários que habitavam a região antes da chegada de europeus, como os kaigang. Os tropeiros e suas mercadorias que paravam nos gramados da região na sua trajetória entre o pampa e o planalto, também são mostrados em sala ao lado. Onde também estão às referências aos escravizados africanos que fizeram parte desta história. Incluindo um lugar que se chamava Vila Africana, onde eles residiam nos primeiros anos pós-libertação…



As imigrações, principalmente alemã que se inicia em 1824 e italiana que começa em 1875, também são mostradas identificando o movimento como um todo no Rio Grande do Sul. Além é claro do fato de que muitos descendentes destes pioneiros vieram para Gramado, oriundos principalmente da colônia germânica de Taquara e italiana de Caxias do Sul. E é desta última inclusive que veio aquele que dá nome a casa…

Nascido na região do Tirol que depois viria a fazer parte da Itália unificada, José Nicoletti Filho, chegou com cinco anos na América em 1876. Com 22 anos já cerrava fileiras para lutar contra inimigos políticos e pouco tempo depois foi nomeado delegado em Taquara. Sua liderança o fez galgar cargos e vir a ser o chefe do quinto distrito de Taquara que daria origem a Gramado. Criada a cidade em 1912, ele ergue então a residência onde hoje é o museu, entre 1919 e 1922 quando fica pronta para servir de morada e escritório. O ambiente onde ele trabalhava e os desafios enfrentados por este personagem do lugar são devidamente mostrados ali. Ao lado da história do desenvolvimento da cidade incluindo a importante chegada do trem, e desenvolvimento das primeiras indústrias…



O espaço ainda é acompanhado por belo jardim com direito a um café de uma importante marca dos tradicionais chocolates caseiros de Gramado. Tudo para trazer mais uma importante experiência desta região com tantas atrações variadas. Mas que coloca ali, nesta casa de madeira na rua principal, toda a essência de suas origens, e do que são as raízes desta cidade tão admirada e cultuada por pessoas de toda a parte…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
