
Durante boa parte do século XX, uma imponente construção onde hoje é o município de Pareci Novo, às margens do Rio Caí, formou um grande número de religiosos gaúchos. O Seminário Jesuíta São José foi, durante décadas, de grande importância na região que infelizmente também viu o seu fim e breve abandono… Mas um patrimônio como este merece os recursos que já foram alocados, para dar início a sua total revitalização…
Materializado a partir de uma idéia ou visão do Padre Theodor Amstad, que também incentivou a criação de uma pioneira e marcante cooperativa em Nova Petrópolis, ele teve iniciada sua construção em 1895, para abrigar uma centena de candidatos a padre. Isso por que a instituição existente ali perto em São Sebastião do Caí, estava ficando pequena… E é nas terras então pertencentes a José Teixeira que se constrói um prédio que faria história. Muitos passaram por ali, sendo que alguns seguiram outras profissões que não o sacerdócio, mas tiveram influência na sociedade. E neste lugar se fazia muito mais do que instruir, havendo uma série de atividades produtivas que o tornava auto-sustentável. Eram realizadas ali desde produção agrícola e pecuária, passando por marcenaria e ferraria, até a produção intensiva de flores, entre outras… O cultivo de flores inclusive acabou se tornando um destaque neste pequeno município do Vale do Caí, emancipado de Montenegro no final do século XX.







Com o tempo e a diminuição das vocações e surgimento de outros lugares semelhantes, as atividades foram encerradas restando apenas o prédio vendido para particulares. Durante um tempo houve locação dos espaços para comércios variados, mas suas condições pioraram e ele acabou sendo repassado à administração municipal. E desde a virada do milênio, uniram-se esforços para mantê-lo e trazê-lo de volta a vida, agora com outros objetivos. Nos últimos dois anos foram executadas obras de restauro, que se iniciaram com a colocação de um telhado, para evitar uma maior deterioração. Há planos para recuperá-lo completamente, e esperamos com esta divulgação, ajudar de alguma forma a atingir este objetivo…







No Museu Municipal Delmar Pedro Fell, que fica na frente do prédio e que ocupa uma casa antiga restaurada, se pode conhecer um pouco desta história e de seu idealizador. Assim como é possível apreciar objetos antigos, alguns deles relacionados com as atividades realizadas no seminário. Incluindo uma interessante coleção de vestimentas de padres, e uma prensa para fazer hóstias… O lugar inclusive é candidato a ocupar um dos espaços do antigo seminário, que se pretende utilizar para atividades, culturais, educacionais e comunitárias.




Sempre é um desafio recuperar lugares marcantes como este, ainda mais com a grandiosidade que o caracteriza. Mas os esforços para ao menos iniciar este processo, evitando a sua ruína, já são motivo de aplausos. E os sonhos de vê-lo em condições adequadas e completas de uso, merecem ser compartilhados por muitos. Pois acreditamos que os amplos espaços hoje ociosos e interditados, podem no futuro não somente ser fruto de admiração de todos que o visitarem, como também abrigar atividades econômicas que tragam inúmeros benefícios sociais a toda a comunidade gaúcha…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
