
Em uma noite memorável, fomos testemunhamos a entrega da fase 1, do restauro de um casarão emblemático na bela cidade gaúcha de Feliz, às margens do Rio Caí. Um lugar onde Amália Noll, uma mulher a frente do seu tempo possuiu um raro cinema em uma cidade pequena, em parte do século XX. A narrativa da história e os belos depoimentos deste momento especial enriqueceram a experiência dos que estiveram ali…
A história da figura que dá nome ao casarão foi contada na cerimônia, e começa com a chegada de Sebastian Rushcell em 1846, que se estabeleceu na então Picada Feliz. Um de seus nove filhos, Jacob seguiu com o comércio em parte do século XIX, também desenvolvendo grande família, e uma de suas filhas casa-se com Norberto Noll. Deste casamento nasce em 1903 aquela que seria uma mulher independente e empreendedora cultural. Amália amava a fotografia e retratava as pessoas da sua comunidade se vestindo de homem, para fugir dos olhares de cobrança da sociedade da época… Em idos dos anos 1960 resolve importar um equipamento alemão, para projetar filmes no segundo andar do seu comércio, e marcar época nos corações dos que presenciaram estes tempos diferentes… Ela não se casou e encerrou sua passagem na terra aos 90 anos, deixando a casa, que infelizmente sucumbiu às ações do tempo…
Veio o século XXI e a vontade de resgatar algo que estava em ruínas, mesmo parecendo muito difícil. Com apoio da lei de incentivo a cultura do estado, empresas parcerias e a comunidade da cidade se engajaram na sua recuperação e este trabalho de 9 anos teve sue momento mágico no último dia 20 de julho. A entrega da fase 1, pois haverá restauro de prédios ao lado, igualmente históricos, foi entregue com discursos emocionantes dos envolvidos no empreendimento, além de autoridades municipais e estaduais…






A apresentação de um vídeo, mensagens do pastor luterano e do padre católico, e o descerramento de uma placa, também abrilhantaram a noite que teve música e coquetel. Também presenciamos além das partes da edificação que conseguiram ser recuperadas e de outras que foram acrescentadas, ume exposição de fotos valorizando as várias atividades que fizeram parte das obras. A exposição temporária de pinturas da artista local, Marisa Klein, retratando casarões incluindo o de Amália Noll, também fez parte das surpresas do evento.





O lugar sediará a partir de agora, mais cultura com a instalação de uma biblioteca pública além de outros possíveis usos da comunidade. Certamente será um espaço de muita inspiração quando se identifica não só a história desta mulher especial, mas da região que recebeu imigrantes germânicos, mas também italianos que passavam em direção a serra.


No conjunto dos prédios, na avenida que margeia o rio no coração da cidade, existem ainda pontos de influência portuguesa além do enxaimel e a contribuição italiana… Tudo devidamente pesquisado e registrado principalmente pela equipe da Escaiola Arquitetura Rara, conduzida pelas arquitetas Juliana Betemps e Critiane Rauber. Foi esta empresa que se dedica a este tipo de revitalização que nos convidou para participar desta festa que comunidade de Feliz proporcionou com tanto brilho… Temos certeza que o imponente casarão será um marco na cidade, proporcionando muito cultura e encantamento a toda a região…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
