
Rodar por estradas vicinais sempre traz o encanto de belas paisagens e muitas vezes de um surpreendente patrimônio histórico. E quem percorre um trecho especial do Vale do Rio Caí entre Nova Petrópolis e Feliz, é brindado com recantos de rara beleza, sempre acompanhado das histórias de quem vive ali…
Em manhã ensolarada de inverno traçamos rota por estrada paralela a RS 452, com olhar atento a cada curva do caminho. E não demorou muito para nos depararmos com a marcante torre da igreja de Linha Temerária em primeira parada. Mas logo em seguida a nossa atenção foi dada a um antigo casarão, onde o Sr. Graebin nos mostrou a forte estrutura interna de madeira que segura à construção centenária. Com belas linhas arquitetônicas o prédio estaria com seus materiais à venda, não incluído o terreno…





Um pouco mais a frente nos detemos também com alguma atenção, em uma antiga igreja sem uso, com um campanário de madeira ao lado, com data de 1928. No seu interior os bancos de madeira seguem ali, mas já vimos em outra visita, um interessante lustre que não está mais… Ao contrário do cemitério antigo ao lado, que segue lá com suas lápides do século XIX e suas inscrições no idioma alemão falado pelos imigrantes da região.






E a estrada de chão batido seguiu nos oferecendo belas vistas de trechos do Rio Caí correndo mansamente bem perto dela. Casarões antigos alguns restaurados, e outros conservados na medida do possível, principalmente os erguidos na técnica enxaimel, vão convidando a que se captem belas imagens… Assim como as igrejinhas na paisagem, que muitas vezes são vistas de longe formando cenários que mais se assemelham a um quadro pintado… Como é o caso da igreja da comunidade do Tirol, que faz referência a uma região europeia situada entre a Áustria e a Itália, e que se vê em ponto da RS 452.







A igreja luterana do Bananal, bem perto do rio foi outro lugar que paramos para pegar algumas imagens, antes de finalizar na comunidade de Picada Cará. Onde mais casas antigas e uma singela escolinha de madeira, que agora está sem uso, fazem companhia a uma igreja com um relógio no alto da torre. O detalhe é que o relógio marca sempre seis horas, pois não passa de uma bela pintura na parede, acompanhado de outros enfeites da bem conservada construção…












Uma região como esta tem que ser percorrida com muita calma, saboreando cada trecho e cada surpresa do caminho. Pois além de mais riquezas que talvez não tenhamos percebido, ainda há lugares no entorno que também merecem atenção. Dando a impressão de serem infindáveis, estes mágicos lugares…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
