Em alguns dias de férias de julho com a família, traçamos uma rota a partir da serrana cidade de Bento Gonçalves, para chegar até a grandiosa novidade do Vale do Taquari, o Cristo Protetor. Uma estátua maior do que a famosa do Rio de Janeiro que já estende seus braços a uma região de belíssimas paisagens, que encantam a quem se dispõe andar por seus caminhos…

Mas neste dia de retorno a Porto Alegre, nos dedicamos primeiro ao Museu do Imigrante em Bento Gonçalves que já mostramos por aqui. E voltando a este lugar especial para conhecer o ambiente dos primeiros anos da imigração italiana, nos deparamos com uma bela exposição temporária com quadros e esculturas de artistas locais. E o mais interessante, é que além de estas obras ocuparem a sala dedicada a este acervo, algumas obras estavam também mescladas com os objetos antigos da mostra permanente… E a conversa delas com os diferentes ambientes era o toque especial… Na antiga cozinha um quadro que mostrava uma refeição. Junto às antigas pipas da produção do vinho, uma cena inspirada nesta atividade tão importante na região… Enfim, uma ideia original que na nossa visão pode servir de exemplo para outros lugares semelhantes…

Neste dia, porém nosso destino ainda nos reservava mais experiências marcantes. Para ir de Bento até Encantado, cidade do cristo, foi preciso cortar o belo Vale dos Vinhedos, que já mostramos e voltaremos outras vezes mais, para descer a serra até a também já falada Santa Tereza. A partir daí, passamos a acompanhar um belo trecho do Rio Taquari, que ainda dedicaremos outras jornadas, até chegar a Muçum e por fim Encantado.

E é nessa cidade que subimos uma elevação para chegar perto da gigantesca estátua, que já está praticamente pronta. Afinal ainda estão sendo executadas, obras na sua base apesar de o corpo em si já estar abençoando o belo vale lá embaixo… Chegamos ali em um ensolarado final de tarde de inverno para poder apreciar a vista da cidade de Encantado aos nossos pés e o cristo a alguns metros de distância. Na seqüência fomos um pouco mais perto junto ao portão de entrada para poder ver sua grandiosidade de costas. As visitas com cobrança de entrada estão acontecendo apenas nos finais de semana. Por isso, na terça-feira que fomos, ficamos somente com as imagens a partir do portão de entrada, podendo ver que além das obras, já existe um pequeno comércio de lembranças da atração…

Esta contribuição marcante da fé da comunidade, já está se tornando um carro chefe do turismo do Vale do Taquari, que cada vez mais valoriza seu patrimônio histórico, natural e cultural. Em um movimento que vai, na mesma direção do que já acontece a mais tempo na Serra Gaúcha. Região já consolidada no imaginário de muitos visitantes como sendo privilegiada de paisagens, e que mostramos que está logo ali ao lado, deste encantador Vale do Rio Taquari…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário