
Quem passa pela estrada que liga Porto Alegre à parte da Serra Gaúcha, enxerga como destaque na paisagem da pequena Bom Princípio, a imponente torre de sua igreja Matriz, e um antigo prédio dos Irmãos Maristas. As belas pinturas nas paredes desta igreja, no entanto, são um encantamento a mais deste lugar, junto com a recém recuperada Casa dos Selbach logo em frente. Um conjunto interessante onde é possível desvendar muitas e surpreendentes histórias que se relacionam com o Brasil e o mundo…
As impressionantes pinturas nas paredes e teto da Igreja da Purificação são uma das mais marcantes obras do pintor alemão Ferdinand Schlatter. Nascido em Lindau na fronteira com a Áustria, ele trocou as agruras da colonização em Ijuí, para retomar a profissão que exercia na Almemanha, antes de vir para América em 1899. As paredes da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul em Porto Alegre e outros belos prédios da capital e interior, também receberam sua arte. Assim como pinturas em objetos industrializadas como canecas de chopp… Na igreja de Bom Princípio erguida em 1871, suas obras foram realizadas na primeira década do Século XX, e hoje estão sendo totalmente restauradas. Incluindo frases escritas por ele com letra gótica, no idioma de sua pátria mãe e de muitos daqueles que colonizaram a região…










Entre estes colonizadores, estavam membros da família Selbach que por anos exerceram diferentes atividades em uma bela casa em frente à igreja… A construção recentemente restaurada, teria sido utilizada como banco, cartório, sub-prefeitura e até mesmo posto de gasolina entre outras atividades, desde sua construção em 1919. Algumas gerações moraram também ali, até o imóvel ficar sem uso e com dificuldades para a sua manutenção. A revitalização veio então neste novo século, para que o local possa sediar atividades comunitárias e culturais, em um verdadeiro presente para a cidade e para a região…


E a cultura segue se alastrando por este ambiente que está sendo chamado de Centro Histórico da cidade. Ao lado da igreja, o imponente prédio do Juvenato Sagrado Coração de Jesus abriga nas suas paredes e ambientes, a história dos Irmãos Maristas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Afinal, foi ali que se iniciou a trajetória do grupo religioso fundado no França em 1817, e que se dedicou a educação criando importantes escolas e universidades que se espalharam pelo país… A chegada de três irmãos franceses que iniciaram ali esta história em 1900, certamente será devidamente contado no Centro de Espiritualidade e Memória Marista que será instalado no local a partir deste ano. Em importante passo para ampliar as atrações histórico-culturais de mais este canto precioso do Vale do Rio Caí…




Sempre que se recupera um bem histórico se cria uma inspiração para que outros patrimônios, muitas vezes nas proximidades, sejam também revitalizados. E a soma destes lugares acaba por criar muito mais do que um conjunto, mas interessantes e ricos ambientes de convivência. Onde os desafios enfrentados no passado para erguer belos prédios podem servir de inspiração para a construção de um grande futuro…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
