Passeando por dentro do Theatro São Pedro

Scroll down to content

Conhecer as entranhas do famoso e emblemático, Theatro São Pedro foi uma das experiências oferecidas na semana do Patrimônio Histórico, em Porto Alegre. Uma visita conduzida por uma guia com a ajuda do “fantasma” de uma antiga artista, percorreu os ambientes deste antigo e icônico prédio da capital gaúcha. Em uma vivência repleta de revelações e histórias…

Erguido em um terreno doado pelo intendente em 1833, teve sua construção interrompida durante a Revolução Farroupilha em entre 1835 e 1845, sendo finalizado somente em 1858. Assim foi contado para um numeroso e atento grupo, pela guia no saguão do velho e querido São Pedro. Mas quem roubou a cena, foi uma personagem feminina encarnando o fantasma de Dulce Miranda, que foi logo dizendo que ninguém foi ao seu velório, ao contrário do de Nico Nicolaiewski, que tantas vezes se apresentou no lugar com o seu companheiro de Tangos e Tragédias, Hique Gomes. E quem também recebeu ali as devidas homenagens quando da sua passagem, foi à eterna Eva Sopher, condutora da importante reforma do teatro realizada entre 1975 e 1984.

O passeio mostrou mais da estrutura e dos desafios enfrentados nesta retomada em fins do século XX. O ambiente do café, acima do saguão de entrada e é claro a platéia e o palco, também receberam a atenção de admirados visitantes. Afinal, não tem como não s encantar com as belas pinturas de aves e flores da nossa terra, distribuídos no teto. Bem acompanhados de um grande lustre, colocado ali neste grande restauro…

E a visita foi além. Ao lado do antigo teatro, uma nova estrutura se ergueu nos últimos anos, para abriga ainda mais cultura. O Multipalco foi uma nova tarefa a que se propôs Dona Eva, para que se possam ter mais espaços para espetáculos… Em cinco andares, para baixo do nível do solo, para não sufocar o velho teatro, foram erguidos palcos e outras estruturas para apresentações variadas, para os mais distintos públicos…

Uma vivência como esta de conhecer de perto o Theatro São Pedro, é algo para não se esquecer. A maneira como foi estruturada a experiência e a resposta do púbico que fez parte deste passeio, são comparáveis a de grandes centros de turismo. O que nos engrandece como cidade e nos traz esperança de que podemos fazer muito mais…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário