
A imponente sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul abriu suas portas ao público no último dia 19 de agosto, para que pudessem ser apreciados os belos detalhes de algumas de suas amplas salas. A sua centenária arquitetura e as belíssimas pinturas em grande parte produzidas por Aldo Locatelli encantaram quem enfrentou algumas filas, para apreciar este rico exemplar do nosso patrimônio histórico.

Com o início da sua utilização em 1921, o imponente prédio viu passar vários líderes gaúchos e brasileiros, e uma série de marcantes episódios da nossa história. Até mesmo uma tentativa de bombardeio ele teria sofrido, quando o governador Leonel Brizola convocou a população para exigir que a lei fosse cumprida e o Vice-Presidente do Brasil João Goulart tomasse posse após a renúncia de Jânio Quadros, algo que não era bem visto por parte da sociedade… O episódio ocorreu em agosto de 1961 e ficou conhecido como Legalidade…
Fruto do projeto do arquiteto francês Maurice Gras, teve o início de sua construção em 1909, para substituir o então envelhecido Palácio de Barro erguido no século XVIII. As estátuas da sua fachada e a sua imponência se destacam no coração do centro histórico de Porto Alegre, mas é entrando dentro dele que se depara com uma imensa riqueza artística, que está sendo totalmente restaurada, para valorizá-la ainda mais…

Neste sábado memorável, algumas salas estiveram abertas para deleite dos que perceberam que temos um tesouro ao nosso alcance. Em meio a alguns andaimes, se pode perceber o belo conjunto de pinturas do Salão Negrinho do Pastoreio. O nome faz alusão à história de um jovem escravizado que teria sido castigado por seu dono por ter perdido algumas cabeças de gado no campo. Ao morrer em cima de um formigueiro, o jovem teria ressuscitado ao lado de Nossa Senhora para espanto do estancieiro, em uma das versões da famosa lenda. E o ambiente envolvendo este episódio contado nos mais diversos rincões da nossa terra, e que gerou devoção popular a este mártir gaudério, está devidamente retratada em vários painéis pintados por Aldo Locatelli.


Na ante-sala do gabinete do governador há mais detalhes riquíssimos nas paredes, com um revestimento praticamente novo. E é claro que tem mais painéis do famoso pintor, incluindo um onde a família gaúcha é retratada, mas também a figura do homem do campo e do homem da indústria se cumprimentando… Uma cena de cavaleiros em guerra completa a obra, lembrando das revoluções que causaram sofrimento, mas que de certa forma contribuíram para o que somos hoje…



E o gabinete onde despacha o governador também pode ser admirado, incluindo um telefone dourado com algumas décadas de idade, que teria sido encomendado por Borges de Medeiros, quando governava o estado… Muitas outras riquezas poderiam ser mais detalhadas aqui com explicações sobre cada recanto e cada obra de arte, que dizem respeito à cultura da nossa gente. Mas como dissemos desta vez a visita foi mais restrita, ficando a promessa para quando a reforma estiver completa, se possam fazer passeios guiados por toda a estrutura, incluindo os jardins internos e a ala residencial…


Um lugar especial e central como este merecia a reforma pela qual está passando, e que muitos mais possam conhecê-lo. Para que possamos entender a nossa trajetória como povo, e como território e de certa forma nos apropriarmos do nosso patrimônio. Pois acreditamos que ao vivenciar este belo conjunto artístico, de alguma forma nos inspiraremos, para seguirmos construindo novas e relevantes façanhas…
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!
