A Ponte do Império e as Belas Paisagens do Vale do Rio Pardo

Scroll down to content

Visitar lugares marcantes do nosso patrimônio histórico e natural, como a Ponte do Império e o Poço do Arco no Vale do Rio Pardo, por vezes nos traz muito mais dos que conhecer de perto os detalhes destes pontos. Em trajetos percorridos por estradas rurais vivemos momentos e experiências, tão enriquecedoras quanto às dos objetivos traçados, e que sempre compartilharemos por aqui… Como foi o caso de um belo trecho de mais uma estrada percorrida neste vale encantador.

A Ponte de Pedra com seus três arcos foi o principal objetivo de uma tarde memorável no interior da cidade gaúcha de Candelária. Construída entre 1879 e 1880 sobre o arroio Passa Sete, afluente do Rio Pardo, foi um importante ponto de passagem de tropeiros que circulavam por ali em grande quantidade, com mercadorias e tropas de gado. Muitos devem ter se encantado com esta obra que teria sido executada pela cidade de Rio Pardo, a qual pertencia esta região naqueles tempos do império… Talvez fosse ali um ponto de parada antes de se iniciar a subida da serra, pelos que vinham do pampa do Rio Grande do Sul e pretendiam seguir ao norte muitas vezes até o importante centro comercial da paulista Sorocaba.

Hoje o lugar é mais um ponto de lazer e interesse cultural, pois as estradas que chegam até lá, são ainda de chão batido servindo também ao escoamento da produção rural. Perto dali, em ponto acima do encontro do Passa Sete com o Rio Pardo, o Poço do Arco foi mais um destino que quisemos dar atenção, mas faltou ter certeza (e mais informação) de qual caminho pegar para chegar até suas águas. Ao menos o paredão natural de pedras, que compõe o cenário que vimos aqui na Internet, pode ser visto de longe… Imagens e um banho em suas águas ficam para uma próxima.

Mas o que nos encantou e tocou profundamente neste dia, foram às magníficas paisagens que vimos na estrada que margeia o lado esquerdo do Rio Pardo (no sentido do fluxo das águas claro). As planícies repletas de belas plantações com montanhas ao longe formam cenários dignos de produções visuais com chances de serem premiadas na categoria de fotografia… Casarões antigos que vez por outra surgiam depois de alguma curva da estrada, traziam algo a mais à natureza exuberante da região. E o sol da tarde que lentamente caía trazia momentos ainda mais marcantes e inspiradores… Como o traçado da linha de montanhas a oeste, e o reflexo do final do dia no Rio Pardo, em ponto aonde ele chega bem perto da estrada já no trecho com asfalto. E a tão falada Lua Azul do final de agosto, foi à cereja do bolo que deu o ar da graça antes que a noite escurecesse este pedaço estonteante do Vale do Rio Pardo…

Percursos como estes são por demais convidativos a voltar outras vezes mais, talvez apenas para admirá-los e viver novas e mais completas experiências. Mas também são inspiradores para seguir traçando rumos, descobrindo e desvendado mais recantos incríveis do Rio Grande do Sul.

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário