Nos primórdios da imigração italiana era assim. As pedras do terreno montanhoso eram lapidadas e empilhadas para formar as primeiras moradias, os pontos de comércio e uma incipiente indústria. E tudo isso podendo ser realizado no mesmo prédio, como aconteceu no começo deste lugar de Farroupilha ao lado da precursora igreja Nova Vicenza. No andar ao nível da rua, se estabeleceu a venda que recebia a produção da colônia, e vendia mantimentos que vinham de fora no lombo de mulas. Os comerciantes e primeiros proprietários da família Fin moravam no andar de cima e fabricavam o vinho no porão em meio a um chão de barro. O ferramental que explica o processo artesanal de fabricação dos primeiros litros da famosa bebida, está exposto neste andar inferior do Museu Casa de Pedra que ocupa a casa nos dias de hoje. E o mergulho no passado de luta pela sobrevivência em terras sul-americanas, prossegue nos diversos ambientes da casa fielmente reproduzidos. A cama do casal com colchão de palha, os utensílios de cozinha e a mesa de jantar onde faziam a refeição, revivem o ambiente doméstico daqueles rudes tempos. Um lugar para mergulhar na história desta gente, como tu conferes na visita guiada que colocamos no vídeo…
O Museu fica na Rua Domenico Fin s/n no Bairro Nova Vicenza em Farropilha
Funciona de segunda a sexta das 8 as 17hs, mas tu podes agendar visitas em finas de semana no e-mail: museucasadepedra@farroupilha.rs.gov.br ou no fone 54 3261-6914
Se tu quiseres, tu podes vir conosco neste ou em outros destinos. Manda um e-mail para destinosdosul@gmail.com ou uma mensagem na página do Facebook https://www.facebook.com/DestinosdoSulBlog/ indicando o lugar que queres conhecer que montamos um roteiro especial pra ti! Vamos juntos?
Tu também podes reservar teu HOTEL, clicando na figura abaixo para ser direcionado para o site: