Um interessante Museu Zoológico em Rio Pardo

Scroll down to content

Em um dos inúmeros prédios antigos desta histórica cidade gaúcha, uma impressionante coleção de animais empalhados encanta há alguns anos, os seus moradores. O nome deste Museu Zoológico faz homenagem ao Tenente Áureo Müller, iniciador e doador desta coleção que hoje conta com cerca de 400 espécies animais.

Filho de um suíço com uma Riopardense, este militar foi um dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que lutou em campos italianos durante a segunda guerra mundial. Apaixonado pela fauna gaúcha, ele se encantou com o processo de taxidermização, nome técnico para este processo que preserva intactos animais mortos, quando estudante do Colégio Anchieta de Porto Alegre. E a determinação em criar alguns animais em cativeiro, e colecionar espécies empalhadas, passou a ocupar o seu tempo entre outras atividades, após cumprir sua patriótica missão…

Sua vida de colecionador seguiu, e já no começo da década de 1980, sua coleção passou a fazer parte deste museu que depois de 4 anos fechado, reabre para receber mais gerações de visitantes. E lá se pode se impactar com a grande variedade de animais, sobretudo aves. Do tradicional quero-quero, até aves de porte maior, passando por expressivas corujas, o acervo também possui as belas cores de diversas araras… Capivaras, tartarugas, pequenos bugios e ainda muitos outros exemplares se distribuem no espaço deste prédio de esquina, com um olhar congelado a contar a sua história de vida…

Nos últimos tempos de cuidados com o meio ambiente, a figura de zoológicos está sendo repensada, e cada vez mais se quer ver espécies preservadas e não caçadas, vivendo livres em seu habitat. O que faz que hoje este processo de “imortalização” seja feito apenas com animais com morte natural. Mas é inegável, que algo que no passado era mais comum, pode por que não, seguir dando a sua contribuição… Seja para os estudiosos da nossa fauna, ou os curiosos leigos, que querem tão somente valorizar e preservar o nosso patrimônio natural…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: