Sem banho de mar

“E não vai dar para tomar banho de mar?” É o que deve estarem se perguntando incrédulos os veranistas de Tramandaí nesta manhã de janeiro. E a resposta é “não”, pelo menos hoje. O acidente que despejou petróleo no mar e emporcalhou a praia mais populosa do estado, certamente deve ter chocado quem estava por lá ontem. Não poder desfrutar do principal atrativo do verão, soa para muitos como cancelamento de férias e fim de festa. Por mais que o nosso litoral se esforce para preencher dias chuvosos, e outros não tão convidativos à areia, com comércio, gastronomia e baladas, é na beira da praia que está o foco das atenções. A natureza como sempre é um diferencial relevante, se não o principal, na atração dos visitantes. Quando eventos assim acontecem, sempre surge a esperança que maiores cuidados serão tomados para que não seja prejudicado o meio ambiente, e as campanhas e frases de efeito preenchem os espaços de divulgação. Mas o discurso desta vez poderia ir além… E não estamos nos referindo aos prejuízos ao turismo e os recursos e empregos gerados, e sim ao simples direito de chegar na areia e tomar um banho de mar. Acessível a qualquer um para fugir do calor. Quem sabe com essa agressão ao direito de se divertir e descansar, a meio que nos cerca, comece finalmente ser levado a sério.
Quem tiver fotos, pode mandar. Quem não tiver, basta dar uma olhada nos jornais do sul… 
E esperamos que quando tudo passar e as comuns manchas marrons das algas, voltarem, não fiquem inventando que é óleo de navios despejados no mar. Dá para ver que é bem diferente…. 

2 comentários em “Sem banho de mar

  1. Bem lembrado Walter. Você tem toda razão… Mas as vezes parece que só prejudicando diretamente às pessoas, ou o seu lazer, é que se dá importância ao meio que nos cerca. Por que para muitos, ainda é difícil perceber que, em última análise, este meio é a sustentação das vidas destes seres… E da nossa também…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s