Ao menos para nós, até agora. Esta ponte ferroviária com bela estrutura sobre o Rio dos Sinos em Canoas, ao que se pode apurar é antiga. E deve ser da época em que foi lançada a linha entre Porto Alegre e Barreto (distrito de Triunfo) em 1938. Mas mais informações não há em uma primeira pesquisa na internet. Por ela, ao que tudo indica, ainda passam os remanescentes trens cargueiros, que circulam sobre os trilhos que sobraram. Mas é claro que muitos passageiros já passaram por ali, e puderam apreciar além da vista de um dos principais rios do sul, uma visão privilegiada de Porto Alegre. Eram tempos de outros caminhos, onde viajar para a maioria, era sinônimo de locomotivas e vagões. Nos últimos anos esta interessante obra de engenharia parece ter sido redescoberta pelos que passam pela Rodovia do Parque de onde pode ser avistada. Mas ainda é preciso se aventurar em estradas de terra, para poder trazer imagens mais próximas de uma importante construção, um tanto esquecida. Tens mais informações do lugar? Conte pra gente. Seguiremos pesquisando pra trazer mais pra ti.


11 Replies to “Uma ponte misteriosa”

  1. Sim essa ponte, fica no bairro Harmonia era uma marca para Canoas, ali passava trens e seus vagões, para chegar lá pega a rua da barca, tinha esse nome porque embaixo da ponte férria tinha uma barca que levava carros para outro lado do rio, hoje municipio de Nova Santa rita,distrito de Morretes, qundo pequeno ia com meu pai ali, pescar e que eu mais gostava era atravessar a pé pr cima dos trilhos era uma aventura, mas para os mais corajosos também tinha um caminho que se usava pelo arco, por cima dos trilhos, ali vi jovens pulando no rio para se divertir porem colocando suas vidas em risco, mas era uma emoção só… por fim a ponte do rio dos sinos é simplesmente sensacional pena que não explorada para o turismo, uma vez que mostra uma visão de Porto Alegre e o ecossistema com muito verde da mata ciliar exuberante da divisa de Canoas com Nova Santa Rita.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Eu era criança e seguidamente íamos de trem desde P.Alegre até Vasconcelos Jardim. Passávamos na ponte de ferro, de arquitetura alemã,muito linda. Ou qdo íamos para nosso sítio, no carro do meu pai, ele colocava seu automóvel sobre a ⛴ balsa. E ficávamos apreciando a paisagem,incluindo a ponte linda. Que graças a Deus até hoje está preservada. Espero com a volta dos trens, como está previsto, usem muito a ponte alemã.

        Curtir

    1. Uma divisão entre Canoas e Vasconcellos Jardim. Isto sim. Tanto é que em Vasconcelos Jardim tem a estação ferroviária, atirada às traças. O verdadeiro nome da cidade de Nova Sta Rita é Vasconcelos Jardim.

      Curtir

  2. Legal gostei, conheço a ponte e moro atrás dos trilhos vejo os trens passar para levar soja etc..moro do lado dessa ponte o único problema e quando chove que alaga as casa por causa do rio que e do lado das casas

    Curtir

  3. Minha infancia e adolescencia foi marcada pelas subidas e descidas no arco dessa ponte. Lá de cima tinha uma vião privilegiada de Canoas e Porto Alegre .Nos verões e nas tardes outonais eu nadava pela margem embaixo da ponte até a prainha que existia proximo dela. O mais era perau e lama. A barca ainda funcionava atravessando carros e caminhões da Cimensul.
    Tenho saudades desse tempo que não volta mais!
    As lembranças ficam na nossa mente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: