
É num belo cenário em Candelária no Vale do Rio Pardo, que surge no meio do campo algo que se pode dizer um tanto surreal. Uma construção única no Sul, erguida entre 1868 e 1870 para trazer água por 304 metros e fazer girar uma roda d´água. É um extenso e impactante aqueduto dotado de 79 arcos construídos com tijolos fabricados artesanalmente, utilizando-se formas de madeira. A notável obra de engenharia possui um canal sobre estes arcos que permite que a força da queda de 3 metros de altura, que são atingidos perto da casa de moradia, fornecesse no passado a energia para mover o moinho para o trigo e o milho, o secador de erva mate e ainda o descascador de arroz. Um legado e um exemplo de ousadia, com o Morro do Botucaraí de testemunha na paisagem em um lugar rico em fósseis pré-históricos. A região localizada principalmente entre Santa Cruz do Sul e Santa Maria tem sido palco de diversas descobertas deste tipo, levando a criação da Rota Paleontológica. Passamos por lá já faz algum tempo e já está na hora de ir de novo (e iremos). Mas não podíamos deixar de resgatar imagens da época, não só deste lugar, como de um museu da cidade que possui algumas ossadas e réplicas destes animais. Tudo isso para celebra um importante achado realizado ali perto, na cidade de Agudo, feito por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria. Que em parceria com instituições argentinas e norte-americanas, publicaram no começo deste ano sua descoberta. Um feito registrado pela grande imprensa gaúcha, e que comentamos no vídeo que acompanha esta publicação.





Muito interessante. Sou do Sul, mas moro fora há muitos anos e não conheço esta região. Tenho vontade de ver, quem sabe numa ocasião em que viajar para o RS consiga ver esta preciosidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quem sabe Wera. Não vais te arrepender… Estamos pensando até mesmo em criar um roteiro para lá!
CurtirCurtir
E quanto a estrada com leito de pedras que nos informaram existir no interior de Candelária, que D. Pedro percorreu?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Desconhecemos este caminho, mas há uma ponte de pedra muito antiga (do tempo do império) no interior deste município. Estivemos lá em 2017, mas temos que voltar, ou trazer as imagens que temos dela…
CurtirCurtir
Parabéns pelo turismo Cultural que oferecer.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado, Jaqueline!
CurtirCurtir
Impressionante e desconhecimento dos gaúchos. Como chegar?? Oscar
CurtirCurtido por 1 pessoa
Na postagem tem um mapa do aplicativo Google Maps, que permite verificar onde é o lugar e como chegar. Fica perto da cidade de Candelária, onde há indicações de como chegar no local onde fica o aqueduto. Fica a menos de 3 km do centro da cidade…
CurtirCurtir
São antiguidades de muito valor, que precisam ser preservadas, sempre!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza. E a divulgação ajuda nesta tarefa…
CurtirCurtir
São antiguidades de muito valor ,que precisam ser preservadas sempre!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Importante divulgar. O Sul do Brasil é muito rico. Geografia privilegiada e muito diversificada. Parabéns!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado. Estamos nos esforçando para divulgar mais. Que bom que vocês estão participando. Isto só contribui para valorizar ainda mais estas riquezas…
CurtirCurtir
Quando passava junto ao aqueduto, na década de 60, embora não tivesse noção do que era aquela obra já me intrigava. Lembando que não havia ainda sido implantada a rodovia RST-287 e a rodovia que vinha de Santa Maria passava justamente por aí.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eram tempos de menos informação e comunicação, acreditamos… Que belo relato e lembrança!
CurtirCurtir
Sou do RS, sempre visito os locais históricos, como minha cidade natal St. Ângelo e São Miguel das Missões, um dia quero ir visitar esse local e suas descobertas paleontólogicas. Lugares históricos sempre possuem coisas novas para visitar e descobrir. Parabéns pela reportagem.
CurtirCurtir
Um marco do desenvolvimento do passado que deve ser preservado para as novas gerações poder conhecer e ver as dificuldades dos nossos antepassados…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza Paulo!
CurtirCurtir