
E trouxemos, pelo menos vitualmente, um histórico prédio de volta á vida… É o que fizemos para homenagear com um pouco de realismo, o grandioso evento que comemorou o centenário da Revolução Farroupilha. Realizado no então oficialmente Parque da Redenção (que depois passou a se chamar Parque Farroupilha), era composto de um conjunto de belos prédios, que não existem mais. Ao menos em sua maioria… Algumas pequenas construções ainda resistem e seguem sendo valorizadas e periodicamente restauradas, como as que se localizam no entorno do lago. Mas entre aquelas que foram demolidas poucos meses depois do encerramento do evento em 1936, se destaca o seu belo pórtico. Com duas altas torres, ele recebia os visitantes e certamente deve ter orgulhado os gaúchos. Com base em imagens antigas, recriamos ele com o auxílio da tecnologia, para se ter a sensação de estar novamente vivendo aquele momento. Mas se pode fazer mais. Há muitos outros prédios e instalações desta feira que deve ter deixado saudosos aqueles que vivenciaram este espetáculo. Eram construções que receberam mostras de produtos e culturas de outros estados brasileiros e até de outros países, apreciados por mais de um milhão de pessoas que por lá passaram. Em uma cidade de 300 mil habitantes… Com as virtualidades e misturas entre computação gráfica e imagens reais, ainda pode-se trazer muito do passado não só ali, como em muitos outros locais. Para que se possa avançar rumo ao futuro, sem esquecer do que ficou para trás…
Bom dia, sou mestrando em arquitetura e estou realizando um projeto similar a este. Gostaria de falar com o autor do modelo 3d oferecendo a reconstrução virtual mais detalhada e renderizar.
CurtirCurtir
Ok, Desculpe a demora no retorno. Eu João Antônio autor do modelo estou a disposição no whatsapp 51 9995 2309
CurtirCurtir
Excelente conteúdo! Estava há dias buscando informações acerca da exposição e pensando se ainda restariam memórias físicas dela existentes pela Redenção. Feliz pelo que encontrei aqui. Parabéns!
CurtirCurtir
Muito obrigado Henrique! Ficamos muito gratificados por trazer este tipo de esclarecimentos. Isto só nos incentiva a trazer mais…
CurtirCurtir