Cemitério de Trens e outras surpresas perto do Rio das Antas

Scroll down to content

Pois vagões de trem que em outros tempos levaram cargas pelo Sul terminaram sendo abandonados nesta curva do Rio das Antas entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Em meio a exuberante paisagem da Serra Gaúcha, a ferrugem e a vegetação vão tomando conta das composições neste curioso e interessante cenário para uma aventura. Mas não é preciso esforço muito grande já que é possível chegar de carro até as proximidades de onde fica este inusitado depósito junto da Estação Jaboticaba. A antiga Ferrovia do Vinho que outrora recebia um trem turístico, hoje se interliga com a Ferrovia Tronco Sul que segue em direção ao norte do Brasil serpenteando o Rio das Antas, mas também furando seus morros com extensos e misteriosos túneis… Um deles tem fácil acesso a uma de suas entradas pois fica próximo a Ponte Ernesto Dornelles sobre este importante rio gaúcho. A emblemática ponte acaba se destacando por fazer parte da principal ligação entre as duas cidades serranas que fazem aí sua divisa, e por ser o símbolo do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul. Inaugurada em 1952, tem 186 metros de vão livre é uma das maiores do mundo deste tipo, com dois arcos paralelos… Neste dia em que estivemos na região pegamos mais imagens e histórias que farão parte de outros conteúdos. E o final da tarde ainda nos reservou mais um encontro com esta ferrovia quando, ao irmos em direção à Antônio Prado, cruzamos o Rio da Prata, um afluente do Antas. Ali topamos com um elegante viaduto em curva em terras do município de Vila Flores, que desliza sobre um pequeno afluente do Prata em um belo cenário. Belezas aliás é o que não faltam em todo este trajeto que percorremos, onde avistamos a Barragem da Ilha lá do alto, além de mais uma vez sermos agraciados com simpáticas comunidades e suas singelas capelas, que serão mostradas em outros conteúdos…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras…

2 Replies to “Cemitério de Trens e outras surpresas perto do Rio das Antas”

  1. Ola, e isto. Divulgue…pra mostrar, pros nossos jovens.. quantas riquezas…temos no nosso Brasil. espetacular. Um país. dos mais ricos do mundo…em tudo…com tantos desperdício…dinheiro público…milhões.. enterrados…e as (autoridades)…cruz credo…abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: