O trágico acidente na Estação Fanfa e o trem fantasma

Scroll down to content

Já faz mais de meio século que um acidente ferroviário abalou o Rio Grande do Sul, principalmente por ter causado a perda de 68 vidas. Foi em 27 de janeiro de 1968 que dois trens se chocaram perto da Estação Fanfa em Triunfo, causando um trauma que dura até hoje…

Vindo de Uruguaiana, um trem de cargas deveria parar para que a composição que vinha de Porto Alegre seguisse por um desvio para a linha paralela. Mas por uma falha do condutor do cargueiro que não viu o aviso, o choque foi inevitável com o “leiteiro”, apelido dado ao conjunto formado por alguns vagões que carregavam leite e outros com passageiros. E foi justamente o que carregava pessoas o mais atingido, fazendo com que dezenas de corpos fossem jogados ao longe… Sobreviventes do episódio que na época eram crianças ou jovens ainda se recordam e contam esta história, que infelizmente lhe trazem dolorosas lembranças. A pequena comunidade de Porto Batista, às margens do Rio Jacuí, que era servida pela estação, teve muitas dificuldades para seguir em frente, pois quase todos conheciam alguém que se evolveu no acidente…

Não se pode afirmar, mas talvez este fato tenha contribuído para a decadência deste tipo de transporte de passageiros, que já estava em declínio na época. A estação erguida, como suas vizinhas, no distante ano de 1938, hoje serve como moradia. Mas sua situação é quase de ruína, principalmente depois do recente incêndio de 2020 que atingiu parte dela.

Um pouco antes no sentido de quem vem da capital gaúcha, uma outra estação com arquitetura semelhante próxima ao Pólo Petroquímico, também está em situação de abandono, recebendo inclusive vagões que viraram sucata. Com o nome de General Luz, líder Farroupilha que nasceu em Triunfo, o prédio pode ser observado de perto com os devidos cuidados que se deve ter com algo que não está sendo mantido. A linha que passa na frente dela, no entanto, ainda recebe trens de carga regularmente, com seus avisos sonoros de alerta. Apesar de existirem histórias que dizem que muitas vezes se ouve barulhos e apitos, mas a composição nunca chega. O que alimenta a crença na existência de um trem fantasma que circula por ali…

Mitos, lendas ou mesmo fatos reais e traumáticos, povoam a mente dos que sentem saudades ou mesmo tem um apreço pelos trilhos com suas românticas viagens. Que embalaram gerações e deixaram um patrimônio, e que além de belo e interessante, é recheado de emoções e histórias de vida. Boas ou ruins…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: