Um museu na Casa de Bento Gonçalves

Scroll down to content

Foi na casa erguida no século XIX, que um dos líderes da Revolução Farroupilha passava temporadas de verão à beira do Rio Jacuí. Preservada ao longo dos anos por outros moradores que sucederam à família, o prédio hoje volta a receber o acervo do Museu Farroupilha.

Foram 11 anos em restauro, até a sua reinauguração em 2021 no coração da histórica cidade gaúcha de Triunfo. A coleção de objetos que preenche suas salas, conta muito da história e da cultura das gentes que circularam pela região. E isto inclui os índios Patos que vagavam há séculos por aqui, os açorianos que chegaram no século XVIII e os combatentes da Guerra dos Farrapos. As armas utilizadas por eles, estão ali expostas assim como outras menos antigas. Como as usadas por um soldado que foi lutar na Segunda Guerra Mundial, mas que chegou no fim do conflito sem precisar lutar… Também objetos de opressão, e de tortura de escravizados, nos dizem muito sobre este passado dos que vieram da África…

Um belo ambiente com carteiras escolares com suas lousas usados por alunos de outros tempos, também está a disposição para que se possa mergulhar no passado. Assim como um antigo tipógrafo de um jornal da vizinha cidade de São Jerônimo, um lampião a gás usado nas ruas, uma roca de fiar e muito mais. E é claro que o interior desta antiga moradia, com seus detalhes arquitetônicos ajudam ainda mais a criar um clima completo para se entender como chegamos até aqui. Mais um museu que além de focar em um aspecto, traz muitas outras histórias e testemunhos de diferentes sagas humanas…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: