O Coração que deu origem à Água Azul

Scroll down to content

Houve tempos em que religiosos europeus circulavam pelos campos e serras do sul, cruzando com povos que habitavam este lugar há alguns séculos… E esses encontro nem sempre eram amistosos, resultando até mesmo em tragédias.

Um destes tristes finais ocorreu onde hoje é Santa Lúcia do Piaí em Caxias do Sul, quando o padre Cristóbal de Mendoza Orellana encontrou indivíduos do grupo Kaigang ou Gês. Eles ocupavam com suas casas uma região onde os Campos do Planalto com suas araucárias encontram a Serra Gaúcha com suas encostas íngremes, repletas de densas e verdes matas. O religioso, por sua vez, muito provavelmente vinha trazendo gado para esta região, pois é considerado o introdutor desta espécie animal no Rio Grande do Sul. Também é atribuído a ele, que nasceu na cidade hoje pertencente a Bolívia, de Santa Cruz de La Sierra, a fundação da Missão de São Miguel.

Mas o padre não chegou a presenciar o auge, e a segunda fase das missões, que se desenvolveu depois de incursões de bandeirantes paulistas terem dizimado o projeto inicial. Afinal, sua vida teve fim quando foi assassinado por indígenas que já estavam aqui, em 26 de abril de 1635. Ele teve seu corpo esquartejado, e seu coração lançado nas águas de um riacho, que ganhou a especial tonalidade azul… Ao menos na visão de seus fiéis… Em busca desta história, já no século XX, um outro religioso jesuíta de nome Luiz Gonzaga Jaeger, conseguiu definir o local exato desta história marcante. E hoje, uma estrutura abriga esta água azul, tornando-se um local de adoração.

Não muito longe da fonte uma pequena capela, tem na sua frente um monumento em homenagem a esta figura relevante na nossa história, e que diz um pouco deste encontro de civilizações. Neste local inclusive é realizada todos os anos no domingo próximo a data do martírio, uma celebração religiosa que enaltece a alma deste personagem. Um personagem que certamente deixou como herança, muito mais do que o encontro do seu coração com as águas da região…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: