Buraco do Diabo em Ivoti e seu rico patrimônio

Scroll down to content

Nas margens do Arroio Feitoria na cidade de Ivoti, fica o principal Núcleo de Casas Enxaimel formado por construções originais, do Brasil. E o conjunto de casas está ali desde 1826, quando os primeiros imigrantes germânicos se estabeleceram nestas terras. As constantes cheias do arroio, no entanto fez com que muitos se mudassem para um local mais alto, dando origem a atual zona urbana da cidade. Até por que estas enchentes arrastavam as pontes de madeira que existiam, dificultando a passagem de mercadorias e pessoas. Cansados destas destruições, os colonos decidem enviar uma carta ao imperador Dom Pedro II pedindo verbas para que se construísse a Ponte de Pedra que está lá até os dias de hoje… Os 30 contos de reis enviados da corte foram suficientes para se iniciar a obra em 1857, mas faltou dinheiro ao longo da jornada, e recursos da comunidade tiveram que ser acrescentados. Finalmente em 1864 esta importante estrutura foi entregue e o imperador convidado para a inauguração. Mas o soberano só veio um ano depois, e sugeriu que se cobrasse pedágio para que o valor investido voltasse aos cofres públicos. O que a comunidade negou justificando que tinha pago a sua parte…

As casas ainda de pé, porém, são a grande atração do lugar. Nela estão, um lugar para se obter informações turísticas, lojas de artesanato, armazém e até uma cervejaria, além do Museu Cláudio Oscar Becker. Nesta casa além da reprodução do antigo quarto do casal, com seu colchão de palha, está uma cozinha com seu fogão a lenha, além de outros objetos dos primeiros anos da imigração. Ao lado desta casa, o Museu Pró-Memória completa a visitação histórica com uma sequência de antigos equipamentos sobretudo voltados a moagem de grãos, verdadeiro embrião da industrialização de alimentos…

E o mais curioso é o nome histórico deste vale cercado de morros em um buraco natural. Dizem que em tempos passados, os tropeiros que traziam mercadorias e novidades, ou mesmo os pioneiros estabelecidos perto do rio, teriam se assustado com misteriosas sombras na calada da noite… Rapidamente alguém acreditou se tratar do demônio em pessoa, e antes que se descobrisse que eram tamanduás que circulavam ali, a fama e o nome já tinham se espalhado…

Com suas emblemáticas histórias, e outras curiosidades este simpático cantinho avançou no tempo e chegou a este novo século devidamente valorizado. Com espaços e eventos cada vez mais estruturados para receber o visitante, seu ambiente é rico para se conhecer toda a cultura de um povo que veio de longe. Mas também é um lugar para passar momentos agradáveis usufruindo das suas opções gastronômicas, comerciais e culturais. E também para, de certa forma, voltar no tempo dos primeiros colonizadores, nos levando a imaginar seus inúmeros desafios…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

2 Replies to “Buraco do Diabo em Ivoti e seu rico patrimônio”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: