Um milagre no interior de Caxias do Sul

Scroll down to content

Santa Lúcia do Piaí é um dos distritos essencialmente rurais da grande cidade de Caxias do Sul, cercado de belezas naturais, e de histórias. E uma das mais marcantes, sem dúvida é a de um milagre, que salvou a vida de uma criança em 1944.

Em tempos de ainda poucos recursos para a maioria das famílias que se dedicavam de sol a sol a trabalhar a terra, um acidente apavorou os pais de Onorino Ecker. O menino na alegria e agitação de seus quatro anos, enquanto brincava com seus irmãos, acabou tropeçando e caíndo… Sobre o fogo! A se agarrar nas correntes da panela que cozinhava o almoço em cima das chamas que vinha de lenhas colocadas no chão, teve boa parte de seu pequeno corpo queimado, com a virada da água quente. Com a rapidez que se podia, dois homens da comunidade o colocaram em improvisado lençol apoiado em um galho de árvore, para trazer a pé por 15 Km até o hospital mais próximo na sede desta comunidade. Esta cena inclusive está reproduzida com estátuas em frente à igreja onde, além dos homens e do menino, está a figura de Bárbara Maix. Afinal, foi a ela a quem mulheres da comunidade dirigiram suas fervorosas preces, depois de os médicos desenganarem a pobre criança. E a comunidade atribuiu a intervenção divina, a esta religiosa, que fundou a Congregação do Imaculado Coração de Maria no país, depois de não conseguir fazê-lo na Áustria. Lugar onde nasceu e ficou órfão de pai e mãe aos 15 anos…

O fato que marcou esta comunidade de imigrantes italianos e seus descendentes, é celebrado anualmente com uma missa, que até pouco tempo, sempre contava com a presença do próprio Onorino, mesmo ele tendo se mudado para o Paraná… E esta importante participação ocorreu até ele vir a falecer em 2019, após longos 79 anos de vida…

A fé em Bárbara Maix e este milagre, rendeu também a sua beatificação em 2010. O que motivou ainda mais a comunidade a reverenciá-la, e homenageá-la com este monumento que chama a atenção em frente a bela igreja. Do outro lado da rua, uma praça completa o ambiente central desta pequena zona urbana, incluindo um chafariz com elegantes estátuas que formam um cenário inspirador. Não só para fazer aquelas imagens para dizer por onde passamos. Mas também para compreender a força e os mistérios, das crenças de um povo…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: