Um memorial japonês em Ivoti

Scroll down to content

Em uma cidade fundada e colonizada basicamente por imigrantes de origem germânica, uma verdadeira ilha do Japão surpreende e encanta seus visitantes. O Memorial da Colônia Japonesa é um belíssimo espaço que mostra a trajetória de famílias que vieram do outro lado do mundo no século XX. É, além disso, uma síntese da cultura deste interessante país do oriente…

E o mergulho neste outro ambiente já começa com a arquitetura do prédio semelhante aos encontrados na distante nação. Dentro dele está em destaque, uma sequência de painéis que narra as etapas e o desafio enfrentado por estas famílias que decidiram já no Brasil, criar uma colônia rural. Isto por que em um primeiro momento nos anos 1950, pós segunda guerra mundial, um grupo pequeno estava disperso em cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Somente alguns anos depois surge a ideia de se aglutinar em propriedades rurais em Ivoti, de forma semelhante ao realizado no século anterior, principalmente por alemães e italianos… Oficialmente inaugurada em 1966, a comunidade acabou dando sua relevante contribuição ao cultivo de flores na cidade, além de valorizar suas origens no memorial.

Muito do que foi trazido na bagagem, ou mesmo o que talvez tenha ficado por lá, é mostrado nesta verdadeira embaixada cultural. Coloridos quimonos, uma vestimenta tradicional, dividem espaço com igualmente belos origamis, as delicadas dobraduras artísticas de papel. Outro espaço mostra objetos relacionados à esportes que apaixonam os japoneses como o baseball, e um outro mostra documentos dos primeiros colonizadores da região. Painéis com fotos de belas paisagens da província de Shiga, irmã dos gaúchos, formam um canto colorido do espaço. E uma réplica de um navio afundado por americanos com 25 torpedos na segunda guerra mundial, faz lembrar o sofrimento desta gente neste triste capítulo da história recente mundial…

Mas é logo na entrada que um conjunto de bonecas elaboradas de forma caprichosa, surpreende ao compor um cenário que reproduz o casamento do imperador. Esta montagem é realizada tradicionalmente no dia 3 de março quando se celebra o dia das meninas no Japão, data em que elas são presenteadas com este tradicional brinquedo. Este conjunto de pequenos personagens com suas coloridas roupas e interessantes expressões, invariavelmente despertam a curiosidade de crianças de todas as idades… E junto com outras peças do acervo, parecem fazer um convite a uma viajem longa, para uma terra distante. Que fica do outro lado do mundo…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: