Uma Fábrica de Gaiteiros às margens do Guaíba

Scroll down to content

Muito mais do que produzir a emblemática gaita da música tradicional dos gaúchos, este lugar em Barra do Ribeiro na beira do Lago Guaíba, produz gaiteiros. Ou seja, dá início à formação musical de jovens entre 7 e 15 neste instrumento, em um belíssimo projeto de inclusão e formação social liderado por Renato Borghetti.

Um dos mais relevantes músicos do Rio Grande do Sul, valorizado inclusive no velho continente, é destaque em uma mostra nesta fábrica que conta um pouco da história do lugar e do projeto. Estão lá também a primeira gaita dele, e referências a um precursor instrumento de sopro produzido por chineses, 2700 anos antes de cristo chamado Cheng… Imagens também mostram como era este antigo pavilhão industrial que foi entre outros usos, sede da Navegação Dreher, que ligava a cidade à capital gaúcha.

Mas é ali que também são produzidas as gaitas de oito baixos, também conhecidas como acordeão. Fruto de extensa pesquisa, para resgatar esta arte que estava quase perdida, os instrumentos são fabricados com o amor e dedicação utilizando materiais nacionais. Madeira especial de Eucalipto e aço de melhor qualidade trazido de Minas Gerais para a confecção das palhetas, são alguns dos materiais utilizados no produto que sai dali. E que não é vendido ao público em geral, pois se dedica apenas ao uso dos alunos, que são o verdadeiro resultado do lugar. As aulas são gratuitas, e a estrutura é bancada por patrocínios, fazendo-se uso de leis de incentivo cultural…

Um projeto tão interessante e relevante como esse só podia mesmo se espalhar por várias cidades do Rio Grande do Sul e algumas de Santa Catarina. E segundo nos foi dito, há possibilidades para uma unidade no Uruguai. Muito mais do que um músico, Renato Borghetti se torna nestes 12 anos do projeto um importante empreendedor cultural e social, e nos deu oportunidade neste dia de uma breve conversa onde expôs a essência e os objetivos da fábrica. E ainda mostrou um exemplar do milenar instrumento chinês, que acabara de adquirir… Um lugar como este, que reverencia algo tão relevante da nossa cultura, merece todo o nosso respeito, ficando também muito claro que o projeto ainda pode muito mais…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: