Patrimônio e Projetos na área do antigo Forte de Rio Pardo

Scroll down to content

Em uma área elevada à beira do Rio Jacuí, o maior do Rio Grande do Sul, fica a histórica Rio Pardo que surgiu em torno do Forte Jesus Maria José, no século XVIII. E a área onde existiu esta importante fortificação, hoje é apenas um gramado em uma unidade da Companhia Estadual de Saneamento (CORSAN), contemplada com exemplares de antigos canhões…

A pioneira unidade militar tem os primeiros registros de sua construção, segundo as pesquisas mais atuais, como já acontecendo em 1751. A iniciativa vinha atender à intenção de portugueses de protegerem seu território dos espanhóis, com quem tinham assinado o Tratado de Madri um ano antes. Do forte se tinha uma visão privilegiada para muito além das águas do imponente rio, e ele ajudou a escrever capítulos importantes da nossa história. Apesar de sofrer ataques ao longo de sua trajetória, jamais teria caído em mãos espanholas, o que lhe conferiu o sugestivo apelido de Tranqueira Invicta…

O tempo passou, as fronteiras avançaram ao sul, e a unidade militar deixou de existir, restando pouco do lugar. A construção das instalações de uma Estação de Tratamento de Água da CORSAN nos anos 1950, no entanto coincidiu com um movimento de preservação e resgate desta história. Liderado por Biaggio Soares Tarantino, entusiasta da preservação do patrimônio da cidade, foram trazidos canhões antigos para caracterizar o lugar trazendo as lembranças de uma época distante, mas marcante. Entre estas três peças, porém, só a menor de todas é realmente da época do auge das atividades do forte…

Em uma conversa que tivemos com o pessoal da prefeitura, ficamos sabendo que há intenção de se valorizar ainda mais este ambiente repleto de história em meio a uma agradável área verde. Novas instalações são previstas, mas ainda estariam na fase de projetos a serem usados na busca dos recursos para sua execução.

Sem dúvida, a união de uma história incrível e relevante, com um ambiente natural fantástico, tem tudo para se tornar um local emblemático da região. E a relação com o Rio Jacuí, além da proximidade, traz um elemento a mais de valorização deste patrimônio histórico e natural. Fica a expectativa de que as novas estruturas possam trazer ainda mais luz sobre toda esta riqueza…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: