
Um dos afluentes do Rio Taquari, percorre uma bela região com paisagens e histórias que surpreendem mesmo os que estão acostumados a percorrer as muitas estradas do sul. O Vale do Arroio Sampaio se estende em um meio rural colonizado por imigrantes germânicos, onde se destaca a pequena Santa Clara do Sul a poucos minutos de Lajeado, cidade polo do Vale do Taquari.
E mais uma vez, como é costume nosso, pegamos imagens de belas e bem cuidadas igrejas como são as de São Bento, antes de se chegar na zona urbana, e a imponente matriz que faz homenagem a São Francisco Xavier. Ela, aliás, se destaca na paisagem urbana, inclusive pelo reflexo dela na parede espelhada de um supermercado que fica em frente… Uma situação interessante que também se observa em outras cidades, onde estas modernas construções, valorizam ainda mais o nosso patrimônio histórico.







Mas há mais na cidade… Um monumento no começo da zona rural faz menção a um episódio da sangrenta Revolução Federalista, com suas violentas degolas. O que está ali registrado é que um grupo de moradores repeliu um ataque de forças inimigas durante o conflito, que se estendeu entre 1893 e 1895. Estas forças, porém, nada mais eram do que pessoas que apoiavam um outro grupo político… Sempre é bom lembrar que desavenças desta época resultaram em muitas mortes, e esta história precisa ser lembrada e contada com mais detalhes. Para que não aconteça mais…
As histórias de vidas e de trabalho, no entanto, também estão por ali. A antiga e importante fumageira Brönstrup, hoje desativada, está com o seu prédio em processo de restauração para ser transformado em um Centro de Eventos e Agrotecnologia. Em mais um exemplo de valorização e sustentabilidade do nosso patrimônio histórico. Localizado já na zona rural, pode ser considerada uma porta de entrada para as belezas naturais e de paisagem, do Vale do Sampaio. Pois entre plantações e morros com mata nativa, mas de pouca altitude, estão desenhos e cores que encantam, mesmo em dias de céu não muito azul… Ficando por vezes difícil saber o que mais enche os olhos: se são as igrejinhas ao longe, isoladas e de certa forma temperando o cenário natural; ou aquelas que estavam no nosso caminho, com seu cemitério composto de histórias de vida e lapides com obras de arte…








O cruzamento por sobre o arroio Sampaio em local onde suas margens são contempladas com um belo espaço gramado, é outra surpresa do caminho. Assim como os trechos onde sobe-se um pouco mais e o vale fica mais cavado… Por fim, a surpreendente Biblioteca de Linha Andreas que já falamos em outro conteúdo, completa todo este incrível conjunto. Ficando o convite para tu visitares também estes lugares, se permitindo mergulhar em um mundo de paisagens, histórias, mas sobretudo de experiências de vida…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!