Museu da Eletricidade em Porto Alegre no Espaço Força e Luz

Scroll down to content

A fundamental eletricidade que faz parte das nossas vidas possui uma rica história de desenvolvimento, que não foi diferente no nosso Rio Grande do Sul. E objetos que testemunham esta trajetória, são mostrados no Museu da Eletricidade do Espaço Força e Luz, um dos primeiros deste tipo do país.

Localizado em histórico prédio no coração de Porto Alegre, é possível em uma passagem por esta amostra apreciar antigos objetos como equipamentos de usinas hidroelétricas e termelétricas. Incluindo a famosa unidade erguida em 1928 que ficou conhecida como Usina do Gasômetro e que com sua chaminé se destaca na paisagem da cidade… Mas há também, antigos lampiões que antes iluminados a gás, passaram a contar também com a moderna energia que se espalhou por empresas e lares ao longo do século XX.

As explicações sobre o funcionamento da geração e transmissão de eletricidade também estão lá, assim como painéis que mostram pioneiras hidrelétricas localizadas principalmente na serra gaúcha. Objetos de antigos escritórios das companhias que administraram estes serviços ao longo dos anos, completam um ambiente que nos conduz a um outro tempo…

O antigo prédio é hoje, de fato um centro cultural, que abriga ainda exposições temporárias de arte além de outro museu, este dedicado ao escritor Érico Veríssimo. O grande contador de histórias gaúcho e brasileiro, tem esta justa homenagem estabelecida ali, e vamos valorizá-la em um outro conteúdo… Erguido em 1928 por obra do engenheiro Adolfo Stern, foi concebido para inicialmente ser uma ampliação do Club dos Caçadores, tradicionalíssima e marcante casa noturna da cidade na época. Mas rapidamente acabou sendo sede da Companhia Riograndense de Eletricidade, subsidiaria da empresa norte-americana, American and Foreign Power. Esta por sua vez havia adquirido a Companhia Força e Luz Porto Alegrense, daí o nome estampado na fachada… O tombamento como patrimônio veio nos anos 1980, já com este museu, e um grande restauro nos anos 2000, ou trouxe até os dias atuais…

Ao longo da história de fornecimento de energia a cidade e ao Rio Grande do Sul, houve momentos de orgulhosa expansão, mas também de críticas quando a demanda crescia sem a correspondente melhoria no atendimento. Uma das alterações que marcaram época foi a encampação desta empresa estrangeira pela Comissão Estadual de Energia Elétrica em 1959, que daria origem a Companhia Estadual de Energia Elétrica, nos anos 1960. O que causou polêmica e até mesmo rusgas entre as diplomacias dos dois países…

Mais uma vez uma postagem é pouco para contar uma história relevante que ajudou a construir a nossa sociedade. O lugar merece inclusive que se amplie a divulgação de informações de toda esta jornada, com seus altos e baixos e nuances das relações entre governos, empresas e sociedade. De qualquer forma, ter um espaço como este que além de propagar história e cultura, também preserva e valoriza o nosso patrimônio, é algo para encher de orgulho os que habitam a capital gaúcha…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: