Muitos talvez já saibam que a região do litoral do Rio Grande do Sul é repleta de lagos e lagoas, em sua maioria pouco conhecidas… Afinal, são muitas de vários formatos e tamanhos, além de características peculiares. Bacupari (ou seria Bacopari?) é uma delas, e seu encanto principal é a transparência de suas águas, que convidam para um bom banho nos quentes meses do verão…

Pertencente ao município de Mostardas, que é repleto de atrações ainda pouco exploradas, seu pequeno balneário é um lugar de pouca agitação. E os que procuram suas casas e pousadas, muitas vezes vão em busca da tranquilidade e da natureza do lugar

.

O fundo de areia fina da lagoa talvez explique a sua transparência, e a pequena profundidade mesmo a distâncias grandes da praia, fazem dela lugar interessante para crianças pequenas… E é essa característica que inclusive proporciona temperaturas mais quentes do que a do mar aqui do sul…

Nesta nossa visita optamos por apenas finalizar uma tarde de sol e de muito vento, que impulsionaram as velas dos KiteSurf (Falamos de forma ERRADA no vídeo ao chamar de PARAGLIDER). Com o colorido delas enfeitando a paisagem e fazendo a felicidade dos praticantes deste esporte radical. Já na linha do horizonte de quem olha da margem “urbana” na direção leste, altos “cataventos” giravam ao sabor deste mesmo vento forte, gerando eletricidade a partir da energia eólica…

Nesta mesma direção inclusive, se pode depois de percorrer poucos quilômetros em meio a belas dunas, chegar ao mar em praia sem casa nenhuma… Uma pena que este trajeto, tivemos que deixar para uma próxima… Assim como a contemplação do por do sol, de outra duna na beira de uma lagoa menor mais ao sul, que também teve que ser adiada. Pois o tempo nos pregou uma surpresa, e pesadas nuvens se encarregaram de estragar o espetáculo. Restando a vontade de voltar outra vez com mais calma, para viver esta experiência…

Pudemos, entretanto, passar de carro por uma simpática ponte de madeira com seus temerosos estalos que trazem um pouco de emoção, para visualizar recantos caprichados de uma parte da lagoa. Caminhos traçados por algumas pousadas dali, convidam a caminhar até a beira da água em ponto repleto de juncos, para apreciar o silêncio do ambiente e a natureza diferenciada do lugar…

Bacupari é assim. Uma lagoa de águas cristalinas que surpreende, acrescentado de um entorno de belas paisagens naturais, outras lagoas, dunas de areias brancas e o mar. E nas poucas horas de uma tarde de dezembro, se conseguiu trazer apenas uma pequena amostra deste recanto, que tem muito mais a ser explorado…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: