Histórias de um Convento de Pedra em Imigrante

Scroll down to content

No alto de uma elevação onde a pedra-grês aflora em meio a um belo gramado, se ergue uma construção única, no distrito de Daltro Filho, município de Imigrante. O Convento São Boa Ventura se destaca na paisagem e hoje, além de um lugar de morada e formação de religiosos franciscanos, também é referência de história e cultura na região. E com direito a ampliação de estrutura para atender este enfoque não diretamente relacionado à fé, e espetáculos cênicos que enaltecem a cultura religiosa, e que encantam até mesmo aqueles que se declaram ateus ou agnósticos…

Estivemos por lá em momento de preparação para encenação da Paixão de Cristo, na véspera da Páscoa. As estruturas temporárias, no entanto, não dificultaram a apreciação deste grande prédio histórico, erguido nos anos 1940 por iniciativa de frades franciscanos, ajudados por dedicadas mãos da comunidade. Também foi possível ter uma agradável conversa com Frei Milton, que gentilmente nos mostrou as riquezas do lugar, com toda sua história de construção da religiosidade católica.

A capela onde há bancos diferentes das igrejas comuns é assim para que se possam realizar rezas intercaladas, com os religiosos olhando um de frente para o outro. Os ricos detalhes dos entalhes de madeira dão um brilho especial ao lugar, que ainda possui belos vitrais… Por ali passaram muitos religiosos, alguns vindos de países europeus incluindo uma boa parte originária da Holanda. Também fez suas orações neste lugar, Dom Aloísio Lorscheider, que se tornou importante bispo do país… A morada eterna de muitos destes freis, é localizada atrás da imponente construção principal e a sua passagem é lembrada no mês de novembro, quando é realizado um evento alusivo aos que descansam neste lugar. Outro encontro relacionado aos que estudaram ali e não necessariamente seguiram na carreira junto à igreja, também ocorre uma vez por ano…

A comunidade que acolhe o convento e a vizinha igreja São João Batista, fica em um ponto alto do Vale do Taquari, no meio do caminho da subida da Serra Gaúcha. É também uma região de encontro entre as regiões de imigração italiana e germânica, caracterizando mais uma riqueza cultural do lugar.

Mas o que chama a atenção além da bela paisagem do entorno, é o fato de a construção estar estabelecida em cima de uma elevação formada essencialmente pela pedra grés utilizada em sua construção. Motivo que ajudou a definir o loca exato onde seria erguido o imponente prédio, inspirado em conventos europeus. Inclusive, conforme nos desvendou Frei Milton, a escada que dá acesso a sua entrada principal, foi caprichosamente esculpida direto na pedra… A este belo patrimônio está em 2023 sendo acrescentada a construção de um local para palestras e eventos de cunho cultural, em uma clara demonstração de interessa em acolher cada vez mais a comunidade…

Lugares únicos como este merecem ser visitados e, claro, mais valorizados. Não somente por sua riqueza cultural, histórica, paisagística e arquitetônica. Mas também pela espiritualidade existente no alto desta elevação. Um agradável convite a interessantes momentos de introspecção…

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: