
Em rápida volta pelo centro de Nova Prata nos altos da Serra Gaúcha, se pode perceber a presença de prédios históricos, alguns deles preservados e outros neste caminho. Mas todos repletos de histórias e lembranças, algumas delas relacionadas às atividades que giram em torno da exploração das pedras de basalto, amplamente utilizada nas construções da cidade.
A devoção religiosa da comunidade formada na sua maioria por imigrantes italianos, apesar de portugueses, poloneses e alemães também terem aportado por estas terras já habitadas por índios coroados, resultou na construção de uma igreja imponente. O santuário Nossa Senhora Aparecida foi erguido entre 1938 e 1942, e recebeu uma imagem da padroeira do Brasil, por intermédio do Bispo de Caxias Dom José Barea. Seu alto campanário se impõe na paisagem e um interior belíssimo é composto por impressionantes vitrais e pinturas não menos belas, principalmente uma com a cena do batismo de São João Batista…








E logo ali ao lado um casarão erguido em 1929, tem o nome de Mario Coradin destacado na fachada, fazendo referência ao empreiteiro que rasgou a serra, na construção de uma das primeiras ligações da cidade com o sul do estado. Foi ele que construiu a casa de dois pisos, hoje ocupada por escritórios da prefeitura, mas também por uma biblioteca pública, além de espaços para atividades culturais…


Mas há outros detalhes interessantes, no centro da cidade como o tradicional e importante Cinema Lux que teve seu auge na segunda metade do século XX. Para encanto de pessoas que viveram este período e que continuam entre nós o lugar foi restaurado e voltou receber uma sala de projeções, agora acompanhada de um moderno centro comercial.

Outros prédios antigos seguem sendo preservados, e revitalizados, na área central. Um deles em uma destacada esquina, no entanto, nos chamou a atenção. Sua fachada de 1939 foi inspiração para os outros andares (ainda em obras em 2023) que se erguem neste novo século, formando um “moderno” prédio, em estilo “antigo”…

E é claro que o basalto está presente em várias destas construções, e também na praça central, onde um painel com imagens formadas com pedras deste material formam figuras que remetem aos duros tempos da colonização. Há painéis semelhantes nas entradas da zona urbana que ajudam também a caracterizar a cidade como a capital nacional do basalto…

Um museu histórico muito interessante e uma grandiosa cascata dentro de um parque de águas termais, também foram lugares pelos quais passamos e fazem parte de outros conteúdos. Juntos ajudam a compor um conjunto de atrações que convidam a viver experiências ricas, em mais esta preciosidade do Rio Grande do Sul.
Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!
Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!