Histórias de Sapiranga no Vale Germânico

Scroll down to content

Ainda na região metropolitana de Porto Alegre, antes de se subir a serra, Sapiranga é uma das cidades que fazem parte do Vale Germânico, região colonizada a quase duzentos anos por esses imigrantes. E é claro que o enxaimel das antigas casas, as histórias de outros tempos contados no Museu Municipal, e a presença marcante das religiões católica e luterana estão presentes ali bastando uma volta por sua região central.

E no belo parque de lazer ao lado de um lago com patos, se pode apreciar uma réplica das primeiras casas dos colonizadores erguidas na técnica construtiva que tramava madeira, e preenchia o espaço das paredes com barro. Chamada de enxaimel, esta forma de construir está ali devidamente destacada, mas em 2023 o espaço inaugurado há pouco, estava fechado para visitação interna. Pelo que nos informamos, e conseguimos ver pela janela, ali dentro se reproduzem os ambientes domésticos dos primórdios da presença européia na região.

O Museu Municipal, no entanto é o lugar ideal para se conhecer um pouco desta trajetória. Isto porque, estão expostos no local, objetos que mostram entre outras vivências, o embrião da indústria calçadista tão relevante na cidade e em suas vizinhas do Vale Germânico. A figura da típica venda alemã, também está presente com seus altos armários, e há ainda registros que remetem e principal atividade realizada ali ao longo de século XX. Afinal, foi neste prédio central que funcionou a antiga estação de trem da cidade entre 1903 e 1963, em uma linha que ligava a capital a Canela… Um pedaço de trilho inclusive está ali na frente testemunhando esta história. E é claro que se pode conhecer também um pouco da incrível saga de povos que já habitavam a região, 14.000 anos atrás… Onde hoje está a cidade, porém há indícios que a partir do século V indígenas do grupo kaigange começaram a aparecer por ali. E os guaranis teriam chegado somente 400 anos depois, mas um milênio antes da chegada dos europeus…

As igrejas, católica e luterana se fazem presentes também com algum destaque no centro da cidade, estando perto uma da outra. Com linhas não muito antigas as duas representam diferentes propostas, de conquistar o coração dos fiéis. Uma dualidade característica da região de imigração germânica, que em tempo passados talvez tenha sido mais acirrada…

Intolerância religiosa é assunto pesado, mas sempre necessário ser esclarecido, na eterna busca pela paz. Tão propagada pela maioria das crenças… E na região ocorreu um fato triste envolvendo as duas religiões e a comunidade como um todo. Em conflito com um terceiro grupo de fiéis… Algo para ser contado em outro conteúdo….

Quer conhecer alguns dos lugares que mostramos aqui, ou adquirir passeios e viagens para vários destinos? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Tu também pode reservar o teu hotel por um dos maiores sites de reserva da internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: