Antigas estações de trem fizeram história no Rio Grande do Sul principalmente no começo do século XX. As chegadas e partidas de gentes e produtos centralizaram comunidades, trazendo acima de tudo o desenvolvimento econômico. Com a troca de trilhos pelo asfalto das estradas ficaram a saudade e o patrimônio, muito admirado não só por quem presenciou esta época… E é essa admiração que acaba construindo a recuperação e a preservação destas belas obras…

Como é o caso da Estação Nova Vicenza, em Farroupilha na serra gaúcha. Originalmente construída para fazer parte de uma linha que ligava Montenegro à Caxias do Sul, foi inaugurada com grande festa em 1910. Não sem antes sua localização ser alvo de disputa entre os crescentes distritos do Nova Milano e Nova Vicenza. A passagem por entre estas duas localidades fundadas por imigrantes vindos das cidades italianas homenageadas aqui no novo mundo, acabou sendo a solução. E a praticidade da locomoção acabou por atrair a população para perto da ferrovia, incluindo até mesmo a igreja, que comumente era o centro de formação destes povoados… O nome dado à estação de Nova Vicenza gerou confusão no começo, pois a comunidade orginalmente com esse nome acabou sedo conhecida como “Velha Nova Vicenza” e o núcleo que crescia ao redor do trem, como a Nova Vicenza “nova” ou “da estação”…

Mas o nome da cidade e da estação mudou em 1934, para homenagear o centenário da Revolução Farroupilha que seria celebrado no ano seguinte, e perdurou até a desativação da linha na segunda metade do século XX. Somente nos seus restauros, o primeiro no ano 2000 e o segundo em 2021, é que o nome original voltou a ser grafado em sua fachada.

Com estilo singelo, mas recheado de charme e beleza, o prédio agora recebe um interessante memorial que conta toda esta história, com painéis e imagens antigas. Junto a ele uma biblioteca oferece principalmente livros que contam mais da história da imigração italiana e de toda a região. Em outra parte do prédio o agradável ambiente de um Gastropub, convida a se passar momentos únicos.  Em boas companhias, ou mesmo solitariamente para observar com calma a arquitetura do lugar, e sentir o clima das antigas viajes de trem, tão importantes em tempos passados…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: