A igreja pioneira da imigração italiana

Scroll down to content

Uma grande leva de imigrantes italianos iniciou vida nova em uma serra gaúcha então selvagem a partir de 1875, como já falamos algumas vezes por aqui. Enfrentando dificuldades, mas trabalhando duro, ergueram suas casas com os recursos que encontraram no loca, e fundaram suas primeiras comunidades.

E invariavelmente estes primeiros núcleos tinham como centro pequenas e modestas igrejas católicas muitas vezes feitas de madeira como eram as casas… Com o passar do tempo, no entanto, tijolos começaram a ser fabricados e usados para obras mais importantes como eram estas pioneiras capelas. Foi o caso da que homenageia São José no interior da cidade de Farroupilha um dos primeiros núcleos de italianos na região. Erguida em 1886, ela foi a primeira em alvenaria erguida por imigrantes italianos principalmente vindos do Vêneto. Sua arquitetura inclusive remete aos templos daquela região do norte da Itália.

Com o passar dos anos e com o crescimento da população, uma nova foi erguida ao lado nos anos 1950, deixando de lado o emblemático prédio… E a ação do tempo foi implacável, fazendo a se tornar quase uma ruína. Felizmente em 2016, ela foi totalmente revitalizada e virou um marco deste importante movimento imigratório. Seu interior apesar de possuir uma estrutura simples, conta com belas pinturas na parede e no teto. Ao seu lado um campanário com um sino no alto sempre foi utilizado para chamar os fiéis para o encontro com as orações. E é utilizado até hoje, mesmo que as missas sejam realizadas na igreja nova… Um outro vizinho teria pertencido a uma pequena escola, mas este ainda não foi contemplado com um restauro.

Mais um lugar bucólico cercado de muito verde e de belas paisagens serranas, mas com significados suficientemente importantes, para ser devidamente valorizado. Apesar de que outras que não possuem este marco, também merecem a atenção pois sempre são recheadas de muitas belezas. E de histórias emblemáticas de cada comunidade…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: