O museu histórico de Porto Alegre

Scroll down to content

Encravada em uma área verde no meio do agitado bairro Cidade Baixa, a antiga casa de Lopo Gonçalves conta a história do pequeno povoado que se transformou em metrópole. Afinal, é ali neste solar mandado construir por este português entre 1845 e 1853, que está o acervo do Museu Municipal Joaquim José Felizardo.

E entre as várias mostras de suas salas, está a que conta a história deste solar que depois do falecimento do próspero comerciante em 1872, passou a ser moradia de seus descendentes que acabaram vendendo para a família Volkmer. Proprietários de uma fábrica de velas, eles chegaram a abrir o solar para a moradia de alguns de seus funcionários. A posterior venda para o Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários já em meados do século XX, fez com que mais pessoas morassem no lugar, transformando em uma espécie de condomínio… Infelizmente devidos os poucos recursos destes moradores, sua manutenção acabou sendo prejudicada e sua demolição chegou a ser cogitada… Felizmente já em fins dos anos 1970, um movimento pela sua preservação foi vitorioso e o restauro e a transformação em museu veio em 1982. O nome que tem hoje, no entanto, foi dado em 1993 para homenagear Joaquim Felizardo, idealizador da Secretaria de Cultura da capital gaúcha…

Mas é caminhando por suas salas que se desvenda detalhes fascinantes da vida cotidiana de Porto Alegre. Em suas mostrar permanentes e temporárias, por vezes ganham destaque as fotografias antigas de sua rica fototeca, que se constitui em uma bela fonte de pesquisa… Anexo ao histórico prédio, uma ampla área verde é espaço mais do que convidativo para passar agradáveis momentos, ou mesmo usufruir de eventos, que vez ou outra ocorrem ali.

O espaço está reabrindo neste março para celebrar os 250 anos da capital, mas fechará novamente em abril para trazer novas exposições, na sequência de celebrações da cidade. E é provável que esteja aberto já em maio, quando será um dos participantes da Noite dos Museus. Neste ano, o já tradicional evento está sendo preparado para voltar a ser totalmente presencial em um momento de retomada… Que esperamos que seja repleto de cultura e muitas histórias, mas principalmente de um convívio harmonioso entre os que vivem nesta agitada e diversa cidade…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: