A igreja incendiada duas vezes em Ivoti

Scroll down to content

Em homenagem a São Pedro Apóstolo esta igreja possui linhas arquitetônicas belíssimas e centralizou as atividades religiosas da cidade gaúcha de Ivoti, durante décadas. A comunidade fundada por imigrantes germânicos, localizada aos pés da Serra Gaúcha, assistiu espantada as chamas do fogo lhe trazerem danos por duas vezes, ambas no século XX…

A sua história, porém, começa com a chegada dos primeiros colonos que ergueram um templo de madeira, logo substituído por um de alvenaria de 1834. A construção que daria origem ao atual templo, no entanto só foi levantada a partir de 1857. E foi dois anos depois da criação da paróquia em 1867 que as torres e outras melhorias foram acrescentadas, fornecendo-lhe os contornos definitivos.

Mas foi em 1924 que sua sorte começa a mudar. Diz-se que um grupo de crianças curiosas em conhecer um ninho de andorinhas no alto da torre, teria subido as escadas a noite com velas para iluminar o caminho. Barulhos misteriosos, ou mesmo adultos que tenha descoberto e reprimido a aventura, os fez sair correndo deixando que as chamas de uma vela caída, tomasse conta da palha do ninho. E de boa parte da igreja… A recuperação e retomada das missas veio um ano depois, e sua história seguiu até seu segundo incêndio em 1986. Na época ela já havia sido substituída por uma mais moderna logo ali na frente erguida nos anos 1960, e se dedicava apenas a receber cursos e aulas de catequese. Desta vez, as causas deste novo acidente ocorrido pouco depois de ela ser tombada pelo patrimônio histórico estadual, nunca foram descobertas…

Mais recentemente os ventos da preservação deste interessante passado, fez com que este bem fosse ao menos mantido como está, com acréscimo de um telhado novo em 2004 e de uma escadaria em 2017. Há intenções e projetos de restauro, para trazer de volta a vida de forma completa, este belo patrimônio. Que apesar destes momentos trágicos, resistiu e segue mostrando toda a sua beleza, mesmo não estando nas suas mais perfeitas condições…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: