Uma Casa Enxaimel com museu em Dois Irmãos

Scroll down to content

É provável que esta casa enxaimel de Dois Irmãos tenha sido construída logo após a chegada dos primeiros imigrantes, onde se formaria esta cidade gaúcha, em 1829. O ano exato em que ela ficou pronta não se conhece, e se diz que teria sido erguida por alguém de sobrenome Weinmann de São Leopoldo…

O que se sabe é que seria um armazém e uma padaria até ser vendida em 1845 (ou perto desta data) para Nikolaus Schaffer, que residiu ali até passá-la ao seu filho Georg, um médico prático. E é filha deste, de nome Carolina, que se casa então com Carlos Kieling, que vem a comprar a casa do sogro em 1918. A partir daí esta nova família mora no local até 1985, quando a prefeitura adquire o imóvel para transformá-lo em um museu em 1989.

E é nesse ambiente que se mergulha em um passado de luta pela sobrevivência em um ambiente com poucos recursos, e totalmente novo para os que vieram de terras germânicas. O que chama atenção logo que se entra na casa é a presença de um grande balcão de um armazém típico das tradicionais vendas coloniais, onde se comercializava de tudo… Nas prateleiras dos armários se vê até mesmo antigos frascos de remédio que eram ali oferecidos, antes da chegada das farmácias…

O quarto do casal como era no século XIX, é outra peça que chama a atenção do visitante, assim com a réplica da cozinha com sua rústica indumentária para processar alimentos. O lugar é uma réplica por que normalmente este ambiente ficava distante da casa, por se temer que um incêndio acidental destruísse toda a moradia… Entre os objetos que chamam a atenção está uma batedeira para desnatar o leite movida a manivela, além de enfeitadas formas antigas para fazer waffle…

Há ainda mais objetos no sótão que incluem malas trazidas pelos imigrantes e máquinas de costura que fizeram parte do embrião da indústria calçadista da região. Além de servirem para habilidosas costureiras, confeccionarem a moda das gentes que começavam a prosperar… E no lado externo do prédio ainda se pode apreciar um forno para pães e uma moenda para moer mandioca e cana-de-açucar, mostrando um pouco mais deste ambiente pré-industrial.

Mais um lugar rico para entender esta saga da imigração e a vida em outros tempos, e que já possui planos para ser atualizado através de uma reforma. Com certeza, estes novos investimentos vão qualificar ainda mais este espaço marcante, que fica no coração desta bela cidade da Rota Romântica e do Vale Germânico, aos pés da Serra Gaúcha.

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

One Reply to “Uma Casa Enxaimel com museu em Dois Irmãos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: