Cascata São Miguel e suas quedas vizinhas

Scroll down to content

Além de ser imponente, emoldurada por um belo entorno e pelo Arroio Feitoria, a cascata São Miguel de Dois Irmãos possui uma interessante vizinhança. São duas outras quedas que talvez chame menos a atenção, mas que vale a pena a caminhada…

Para contemplar a São Miguel, porém o mais fácil é pegar uma estrada de chão que sai do Núcleo de Casas Enxaimel na vizinha cidade de Ivoti, que falamos em conteúdo recentemente publicado. O fim do caminho é em uma antiga ponte de madeira com pilares de pedra, de onde se tem uma visão frontal desta obra de arte da natureza. O paredão de pedra, com correntes separadas de água, foi o cenário que encontramos em um março de poucas chuvas. O que obviamente não tirou o charme que a composição com o rio e suas pedras, proporciona…

Como dissemos, no entanto, ela tem companhia. Um pouco mais acima, e perto da zona urbana de Dois Irmãos, fica a Cascata do Herval. Esta, bem mais baixa e singela, mas com o detalhe de ser em uma parte em que o rio alarga… Para chegar ali o melhor, é pegar uma estrada a partir da BR 116 que dá acesso ao bairro São Miguel, e descer até a sua margem depois de uma trilha muito curta e íngreme…

Já a segunda vizinha fica mais perto. Na parte de baixo, que se acessa depois de se atravessar a ponte de madeira que falamos antes, uma trilha bem fácil e larga com poucos minutos de caminhada ao lado do rio, leva até ela. E é mais um cantinho que vale a apreciação, mesmo em períodos de seca, chamada Cascata do Coração. Ela recebe as águas de um pequeno afluente do Feitoria, que despencam em interessantes formações rochosas. O cenário chama a atenção principalmente pela espécie de barra transversal de pedra, que parece ter sido fabricada… Mas a curiosidade não para por aí. Um olhar mais atento pode achar um coração em relevo em uma pedra nas margens do pequeno lago formado.

Não nos cansamos de desvendar e descobrir cantos e recantos, que nos surpreendem mesmo quando voltamos algumas vezes no mesmo lugar, como foi o caso desta vez. Afinal, a região conhecida como Buraco do Diabo, possui detalhes por vezes escondidos, que estão muito mais para divinos do que para demoníacos…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: