A Cultura no Moinho da Cascata em Caxias do Sul

Scroll down to content

Antigos prédios bem cuidados, com uma manutenção que valorize belas arquiteturas de tempos passados, são inspiradores para a arte. E um uso novo diferente do inicial, parece dar uma nova vida a um espaço com muita história a ser contada…Em meio a agitada Caxias do Sul, o Moinho da Cascata é um exemplo de uma trajetória bem-sucedida ao longo de décadas.

Erguido por iniciativa do imigrante italiano Aristides Germani em 1891, o moinho que incialmente funcionava em um pavilhão de madeira, sempre aproveitou a energia da bela cascata ao seu lado. Nos primórdios foi ela que movimentava mecanismos para moer principalmente o trigo, cultura reintroduzida por este empreendedor a partir de sementes vindas da Argentina. O negócio pioneiro cresceu e um prédio em alvenaria substituiu o primeiro já em 1905, com a eletricidade passando a ser também gerada ali e distribuída pela cidade… Já em 1950 o espaço ficou pequeno, e a solução foi a transferência para um local melhor inclusive para o transporte por ferrovia, já que ficaria em frente à estação de trem da cidade. Muito do que hoje o Rio Grande do Sul carrega na condição de maior produtor de trigo do país, se deve a inciativa deste corajoso imigrante.

A trajetória do prédio, no entanto seguiria por outros caminhos. Adquirido pela família Tondo, o espaço acabou sendo restaurado, e hoje é o Centro de Cultura Moinho da Cascata. Suas estruturas são geridas, desde os primeiros anos deste século pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, dedicado sobretudo a produção de apresentações teatrais. Junto com outros empreendimentos culturais que dão vida ao lugar, usufruem da estrutura para abrigar espaços de convivência, uma biblioteca e um versátil palco no seu segundo andar. Em ritmo de retomada, neste 2022 pós-pandêmico, as atividades estão sendo melhoradas e aperfeiçoadas para proporcionar um proveitoso reencontro. Há também planos de novas estruturas para um maior aproveitamento dos espaços externos, que se comunicam com a beleza natural da imponente cascata sobro o Arroio Tega. Que forma um oásis de natureza em meio ao concreto da cidade grande…

O cenário para a propagação de ideias não podia ser, como já refletimos, mais inspirador. E não só com a sua arquitetura e com a bela queda d´água. Mas também com a trajetória de atividade industrial e das histórias das gentes que deixaram o seu suor debaixo daquele teto. Histórias de vida e de desafios na produção de alimentos, e geração de riqueza. Que hoje inspiram aqueles que propagam cultura e ideias, e sempre provocam a reflexão sobre os enfrentamentos do nosso movimentado mundo moderno…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: