A imponência do Salto da Taquara e a Gruta do Seminário

Scroll down to content

Não precisa andar muito pelas estradas de chão de Guaporé para se chegar nestes lugares sensacionais… Da zona urbana até o Salto da Taquara são cerca de 5 km de rápido percurso, e no caminho se pode apreciar a gruta natural, que tem o nome fazendo referência ao seminário da cidade.

E como acontece com outras grutas, esta também presta homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, e foi adaptada para realizar missas e celebrações religiosas. Com bancos de cimento, os fiéis podem ouvir a palavra da bíblia, ao lado de uma cortina d´água, da pequena cascata formada. Suas águas vêm sobre o teto desta “capela natural”, para depois servir como uma espécie de parede, antes de seguir em frente. O ambiente no entorno chama atenção quando se está chegando de carro, pois é um bosque de beleza única. E o começo do anoitecer como pegamos este dia, dá cores mais especiais ao lugar…

Mas é ali perto que está mais um lugar que nos impactou com sua estonteante beleza e imponência. O Salto da Taquara é uma cascata alta, aonde chegamos na sua parte superior bem perto da queda. O rio que a alimenta vem serpenteando o meio da mata nativa sobre um leito de pedra e no trecho final estas lajes ficam aparentes. O que permite a uma caminhada, que se recomenda fazer de forma cautelosa, até a beirada do precipício… Dali, se contempla o vale, a base da cascata e uma outra corrente fina que escorre por uma parede oposta… É importante salientar que o acesso a esta cascata é por uma propriedade particular, e sempre é preciso permissão. O que no nosso caso foi obtida em conversa direta com o dono, que disse ser o vereador mais votado da cidade… A vista a partir da base dela, ficou para outra vez, por que neste dia achamos que já tínhamos nos aventurado bastante…

De qualquer forma nos sentimos agradecidos ao estar perto de mais este presente que a natureza nos deu. Um lugar que ainda nos faltava conhecer, assim como outros tantos que há por aí… Já conhecemos muito, mas parece que sempre existe mais recantos especiais do que possamos sequer imaginar…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: