Igreja e Campanário no coração de Serafina Corrêa

Scroll down to content

A imponência de uma fachada marcante, e a companhia de um campanário alto além de uma interessante Casa das Graças, fazem deste complexo religioso, um lugar especial de Serafina Corrêa. A cidade fundada por imigrantes italianos, valoriza este seu ponto central, com bela praça e rua coberta ao lado, além de enaltecer suas origens na Via Gênova a poucos metros dali… A rua com réplicas de prédios da Itália, é uma de suas grandes atrações e falamos dela outro conteúdo recente.

Mas é a religiosidade uma forte característica da região da serra gaúcha colonizada por italianos. Sobretudo o catolicismo que predomina, e que leva as comunidades a erguerem belos templos. A igreja do Rosário é um destes exemplos com destaque para a inscrição em latim por sobre suas janelas, que significa “Rainha do Santíssimo Rosário rogai por nós”. Sempre é bom lembrar que as missas eram rezadas nesta antiga língua, até meados do século XX… O interior com vitrais de formato interessante e único, e suas pinturas no teto, também encantam os que visitam esta construção que completou seu primeiro centenário em outubro de 2021. Ao lado dela se impõe, e é visível de vários pontos da cidade, um esbelto campanário que dá um toque especial ao lugar. Seus relógios sempre foram e ainda são uma referência para os que circulam no entorno…

No lado esquerdo de quem admira a fachada do templo, um outro antigo prédio completa o conjunto de forma harmônica. E é dentro dele que encontramos uma bela surpresa. As duas salas da frente desta casa, tem suas paredes repletas de fotografias de pessoas, com bilhetes enaltecendo a graça alcançada pela força da fé. São tão somente agradecimentos sem descrever o que se estava buscando, mas não é difícil imaginar curas de doenças, problemas de relacionamentos e conquistas profissionais. Sempre relacionado ao ente querido que estampa a imagem…

O ambiente religioso se completa com uma via ao lado somente para pedestre, onde o comércio se faz presente e uma cobertura protege da chuva em dias de eventos… Estas “ruas cobertas” estão sendo cada vez mais comuns em pontos centrais de cidades deste porte. A praça em frente dá um toque verde ao lugar, tendo ainda interessantes estruturas, como um belo chafariz e uma placa que nos chamou a atenção. Nela estava escrito em Talian, uma mistura de dialetos da Itália com o português, que “Para ir aos céus é preciso tornar-se inocente como as crianças”. Uma mensagem que não podemos esquecer nunca. Ainda mais quando presenciamos as inspiradoras belezas de lugares como este, que marcam a nossa serra gaúcha!

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: