Santa Maria do Herval – Igrejas e paisagens

Scroll down to content

Encravada em meio a montanhas da Serra Gaúcha, no coração da Rota Romântica, Santa Maria do Herval cativa o coração do visitante por seus recantos e cenários. E o destaque como acontece muitas vezes, são igrejas antigas que parecem se encaixar com perfeição no ambiente natural…

Uma das três que trazemos neste conteúdo, fica na beira de uma estrada de chão batido, na comunidade de Padre Eterno Baixo. São as pedras da qual é feita sua torre principal, e a sua cor avermelhada que marcam a paisagem da qual faz parte. Para lhe fazer companhia, um casarão de 1927 onde se pode ler o nome de João Staub, seu antigo proprietário, fica ali do lado. Teria sido ele um dos que vendeu parte de suas terras para que se construísse a matriz da cidade nos anos 1930.

E é esta matriz que reverencia Nossa Senhora Auxiliadora, que se impõe na zona urbana de poucas ruas nas margens do Rio Cadeia. Com um interior repleto de ricos entalhes em madeira, nos chamou atenção uma frase sobre Maria escrita em cima do altar, em alemão… Ao se andar no centro aliás, é provável que se escute alguém com mais idade falando na língua dos imigrantes que fundaram o lugar, e que deram inicialmente o nome de Teewald. A expressão significa floresta de chás, e foi dado em alusão a este tipo de cultivo que predominou na região em tempos passados…

Para completar um trio que selecionamos pra ti, a igreja luterana da comunidade de Boa Vista do Herval é um presente para quem passa pela estrada, ao avistá-la no alto de uma rampa gramada. A igreja erguida para celebrar o centenário da imigração germânica em 1924, possui ainda um muro de pedra de um lado, e a paisagem serrana do outro, completando um cenário de sonho…

A cidade ainda tem outros lugares incríveis como o Memorial da Arquitetura Germânica com um belo conjunto de maquetes de casas prédios antigos da região, ou mesmo a Cascata dos Bugres bem perto do centro. Mas estes lugares mostramos melhor em outros conteúdos… Afinal, um lugar encantador como este merece a nossa e a tua atenção. E outras visitas para se surpreender cada vez mais com este rico recanto do nosso sul…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: