Impressionante Viaduto Mula Preta – Trilhos em curva sobre o vale…

Scroll down to content

Uma espetacular obra de engenharia em meio a uma paisagem estonteante… É uma das formas de descrever o impressionante viaduto Mula Preta no trecho da Ferrovia do Trigo, que passa no município de Dois Lajeados.

Com longos 360 metros de comprimento e 98 de altura no ponto mais alto, ele possui um traçado curvo que impacta e encanta, por sobre o vale de um pequeno afluente do Rio Guaporé. Principalmente a alguns aventureiros que se encorajam a caminhar sobre os seus trilhos, para admirar por vários ângulos mais este belo recanto da serra gaúcha. É preciso, no entanto, um pouco de coragem. Nas laterais do trecho da caminhada não há nenhuma proteção, e os dormentes ficam sobre estruturas metálicas, podendo se enxergar o mato lá embaixo… Ao contrário de um outro viaduto mais famoso da mesma ferrovia, que possui até cerca lateral de concreto, chamado simplesmente por seu número 13… Bem perto de uma das extremidades deste vão, se tem ainda um pequeno túnel onde é fácil de se percorrer caminhando. E sua curta distância permite até mesmo que se veja com clareza o outro lado.

Sempre é bom lembrar, no entanto, que atividades outras que não o percurso de locomotivas e vagões, são proibidas sobre os trilhos. Até porque composições de carga seguem utilizando o espaço, mesmo que em viagens já não tão frequentes como há alguns anos. Mas o desejo de interagir com as fantásticas estruturas desta estrada de ferro, inclusive com a prática de esportes radicais, segue prevalecendo e fazendo muitos se arriscarem… E claro, desejarem que um pouco destas emoções possam ser vividas em atividades permitidas…

O Mula Preta é o único curvo, mas há outros retilíneos que como ele, também que não possuem proteção lateral. Mas todos eles, e os túneis que os intercalam, parecem estar perfeitamente encaixados na paisagem da região. Onde, ao longo principalmente do trecho que vai de Muçum a Guaporé, as montanhas íngremes cobertas de mata nativa, vão cedendo terreno para campos ondulados, com suas variadas plantações…

E são essas belezas que inspiraram a implantação há poucos anos, do Trem dos Vales que percorre em passeios esporádicos realizados na primavera e verão, este belíssimo percurso. Um excelente novo uso destas estruturas, que idealizadas para facilitar o transporte de cargas e pessoas nos anos 1970, seguirá ganhando a admiração das novas gerações. Talvez agora mais interessadas em apreciar estes belos cenários gaúchos. E captar imagens nos celulares que cada um tem em suas mãos, para espalhar estas emoções nas ondas da internet…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: