Um Museu da Boêmia de uma família em Nova Petrópolis

Scroll down to content

De uma região da Europa que agora tem outro nome, veio um grupo de imigrantes que subiu as montanhas da Serra Gaúcha, para desbravar um terreno selvagem. Os Hillebrand estavam entre eles, e fizeram parte de uma comunidade que prosperou, com o que a nova terra podia dar, somado ao que trouxeram na bagagem. O que também incluía o seu conhecimento…

Uma parte de todo este legado pode ser apreciado na rica coleção de objetos que fazem parte do Museu Alberto Hillebrand na comunidade de Linha Imperial em Nova Petrópolis, no caminho para a agitada Gramado. Como em outros lugares como este, cada material tem a sua história e aguça a curiosidade de quem olha com a devida atenção cada detalhe. Adélia Hillebrand, que que como solteira tinha sobrenome de origem italiana, nos mostrou com o coração vibrante, um lugar que respira história e cultura. E fez questão de enfatizar que além do que estava exposto, existe sob guarda deles uma rica variedade de documentos que descrevem as origens e os desafios enfrentados por cada uma das famílias que atravessaram o oceano.

E foi em 1870 que a saga desta gente começa com a partida do Reino da Boêmia, que pertencia à época ao então do Império Austro-Húngaro, para fugir de uma vida de guerras e fome. As transformações no velho continente entretanto, fizeram com que a terra natal de seus antepassados, pertença hoje à República Tcheca, país fronteiriço a Alemanha, que tanto contribui com a imigração na região… Um pouco desta cultura e história está exposta ali, por meio de exemplares de jornais, editados na língua alemã, em Porto Alegre no começo do século XX.

A propriedade dos herdeiros desta família ainda possui destacadamente, entre outras estruturas, um velho moinho centenário que falamos em outros conteúdos. Constituindo um conjunto cultural que pretende se qualificar ainda mais, para possibilitar que visitantes possam passar momentos agradáveis. Onde em um belo ambiente rural não só desfrutem de uma boa gastronomia, como também conheçam o modo de vida de outros tempos. Além de mergulhar em um mundo de história e conhecimento, que tem muito a nos acrescentar…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: