Coloridos tapetes nas ruas de Flores da Cunha

Scroll down to content

É com muito amor e dedicação, em um verdadeiro e emblemático espírito comunitário que centenas de pessoas se reúnem para elaborar os tapetes de serragem colorida, das celebrações de Corpus Christi. A tradicional data da igreja católica, leva centenas de pessoas a realizar esta tarefe única na cidade de Flores da Cunha, fundada por imigrantes italianos na Serra Gaúcha.

Ao redor da Praça da Bandeira em frente à Igreja Nossa Senhora de Lourdes acompanhada de um imponente campanário, uma corrente de imagens intensamente planejadas, ganham forma. As mãos de pessoas de todos os jeitos, se empenham em uma delicada colocação de serragem de cores variadas, formando desenhos e mosaicos. Além de marcantes expressões e mensagens que tocam o coração dos que presenciam o evento.

Mais uma vez estivemos lá, depois dos anos da pandemia, para acompanhar e entender ainda mais este momento. E nas conversas fica ainda mais claro o espírito que move esta gente… São instituições que juntam seus membros, para elaborar estas obras de arte, e valorizar e divulgar seus projetos. Entre estes estão muitos dedicados a ajudar ao próximo, como importantes organizações ligadas a igreja, sempre em busca da colaboração da comunidade.

Grupos religiosos de jovens, escolas, clubes sociais e culturais como um centro de tradições gaúchas, também dão sua contribuição ao espetáculo. A divulgação de festas e da cultura da cidade, como é o caso da Vindima estão igualmente presentes, incluindo-se ilustrações nos tapetes que destacam a produção de uvas. Afinal, o município é o maior produtor de vinhos do Brasil… Pessoas de diferentes idades, profissões e até mesmo origens, se entrelaçam com o objetivo de enfeitar a cidade com arte por vezes abstrata, mas também, é claro, repleta de motivos religiosos…

Os temas de tempos atuais são da mesma forma lembrados como é o caso da pandemia. Um dos tapetes tinha como complemento, as máscaras que tanto fizeram e ainda fazem parte das nossas vidas nestes últimos meses. E as criativas escolhas das cores e desenhos, são completadas com frases que inspiram. Como a que diz que “O Amor constrói a Paz”, em um relevante resumo do princípio básico que nos move. E que certamente esteve presente neste trabalho de construção que tivemos o prazer de apreciar. Deixando como resultado um conjunto de belezas que serviu de espaço para a procissão e as demais celebrações religiosas, deste feriado. Que muito mais do que um evento de fé, é uma proposta de união e boa vontade…

Quer fazer passeios no Rio Grande do Sul, ou adquirir ingressos para várias atrações da Serra Gaúcha, ou mesmo reservar um hotel em qualquer lugar? Então clique no botão abaixo e escolhe o que fazer com empresas parceiras, e venha para os destinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: